Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Virada de ano. Tempo de festança e desejos bonitos. E tempo da indústria da informação extrair as últimas gotinhas do conteúdo que gerou durante o ano: coloca os 'sêniores' de férias e faz os estagiários gerarem coletâneas. É o tempo dos "10 mais", "10 piores", "10 bullshitagens" e por aí vai.

Tenho estagiário não e nem estou de férias. Até pq não sou 'sênior' de p**** nenhuma. Mas vou fazer a coletânea dos melhores e piores momentos de TI que foram capturados aqui no Graffiti. Deleiteiem-se meus caros visitantes:

Que tal virar um "Certified Bullshitagem Specialist"? Talvez dê pra ganhar uma bela grana. Mas nunca a grana do Mr Bill(ionário) Gates, que em fevereiro declarou que "seus impostos são mantidos em um computador especial pq os computadores do governo dos EUA não conseguiam lidar com os números". Era uma época de muito bom humor em Redmond. Tanto que a MS até lançou um concurso para seus fãs tentarem adivinhar a data do lançamento do Vista! Dancei: falei que seria só em junho/2007. Não importa. Tava mais preocupado com meus colegas viciados em email. É que na época um instituto (de cientistas desocupados da Inglaterra?) divulgou que "o QI (Quociente de Inteligência) de pessoas preocupadas com suas caixas de e-mails sofre perdas maiores do que o QI daqueles que fumam maconha". Coitados, desconhecem a Lei de (Bob) Marley: "Don't worry about a thing, 'cos every little thing is gonna be alright. "

Bons tempos, da gente ainda descobrindo as maravilhas e os perigos do Google Earth. E a Google, através do seu CEO Eric Smith, brincava com todos: "Nossa meta para 2006 é chegar aos US$ 100 bilhões. Vou deixar vocês decidirem se são US$ 100 bilhões em valor de mercado ou em receita". Sabemos hoje que o valor de mercado tá perto disso. Enquanto isso, nos cafundós de Redmond, um irado funcionário bradava: "ballmer: fired! allchin: fired! valentine: fired! jones: fired! partners at windows division: fired!" Que fogaréu, hehe. Tudo pq o Vista já dava sinais de stress. Tava muito atrasado e uma turma perguntou: a MS já lançou alguma coisa na data prometida? Sim, disse um: "press-releases!" Até a renomada The Economist tirou casquinha do Bill. Usando dinossauros!

Mr Nicholas Negroponte, a personalidade do ano, já tinha disparado seu projeto OLPC (One Laptop per Child) e uma pérola: "Se MS e Intel estão contra, é pq estou no caminho certo". Alívio pra MS só veio de sua melhor (falsa) amiga, a Apple. Deixar a molecada rodar Windows no Mac é uma estratégia que ninguém entendeu direito até agora. Mas o Bill deve mais uma para o Jobs, sem dúvida.

Em abril recebemos vários visitantes ilustres em Pindorama. Malas com malas repletas de bullshitagens: Schwartz da Sun, falando que o próximo Google pode ser tupiniquim, e John "Raul Seixas" Dvorak, mostrando toda sua coerência. Quando ele ensinou o Bill a matar o Linux deveria ter sido escolhido como substituto do Ballmer. Falando em bullshitagens e Pindorama, montei nosso "Hi-Tech Hall of Shame". Infame e sem a merecida fama...

Mas não rolei lágrimas como as que inundaram nosso universo quando Bill Gates anunciou sua aposentadoria. Muito pelo contrário. Mas quase chorei de tanto rir quando o IDGNow! publicou a seguinte manchete: "Os Usuários são os Grandes Vilões da Tecnologia". Coisa de gênio. Era agosto, mês do cachorro louco, da informática, dos solteiros, dos canhotos... Por isso ofereci ao Ballmer um som do Supertramp que grita (?): "Lets go Crazy!".

Em setembro entrei em duas campanhas: Defective by Design (pela morte do DRM), e outra pelo fim dos softwares / artigos lobotomizantes / idiotizadores que infernizam os tempos modernos e desrespeitam a inteligência alheia. Triste, mas ambas falharam de forma retumbante. Azar deles que somos teimosos feito um eMule. E não empacamos. Tanto que a turma fez, em outubro, um dos protestos mais inteligentes, limpos e civilizados que já vimos. Um belo contraponto ao chororô descabido da Alcione 'Marron'. Ops... até a Marron pintou no Graffiti? Vai ser plural assim lá no singular do Kubuntu!

Fui. E em outubro, sem precisar de ajuda da Justiça e afin$, promovi a reintegração de posse do meu querido micrinho. Livrei-o das amarras, pragas e e tralhas instáveis, deixando-o sob os auspícios do Kubuntu. Nome estranho, SO surpreendente. Não sei mais viver sem o amaroK, por exemplo. Não existe um MP3 player, físico ou software, que chegue nos calcanhares deste carinha. O que, junto com outros motivos, me fez elaborar umas perguntinhas idiotas e inúteis. Sorte que eram mais úteis, objetivas e melhor fundamentadas que alguns números estranhos que a EXAME andou publicando. Aliás, nossa 'prensa' que se diz especializada é meu segundo alvo favorito. Principalmente quando se mete a falar de coisas que não estuda direito.

A melhor campanha publicitária do ano, falando só de TI e aconchegados, é a do Zune. Aquele blowjob (palavrinha que o Paulo Francis não entendia mas adorava) deve ter assustado até o Jobs. Mas eu queria mesmo era que ele se assustasse com o SOOS, o Sistema Operacional do Século XXI. Estou tentando descrevê-lo numa série de artigos que só terminará em 2007. Como já disse n'outro canto, "ambição pouca é bobagem".

Ambição sadia. Daquele tipo que a gente gosta de observar nos vitoriosos, como nossa seleção de vôlei masculino. Ambição como a do o Nicholas Negroponte e seu OLPC. Taí meu segundo desejo para 2007: que a gente saiba nutrir uma Ambição Sadia. Com criatividade e humildade.

Se você chegou até aqui então dê uma olhada neste post: "Mercadologicamente Inviável". Ele explica meu terceiro desejo para 2007. Um desejo que manifestei até em carta aberta para o (futuro) presidente da MS Brasil. "Ambição pouca é bobagem".

E 2007 será um grande ano, tenho certeza.

1 response to "Fabricando Pageviews"

  1. Belíssimo texto - como sempre, aliás, Paulo. E como te disse outro dia, no MSN: se mudarem a cor da grama...rs!

    Nelson Biagio Junior

Leave a Reply