Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Breve desvio da série "Fumaça, Faísca e Fogaréu" (ou "O SO do Séc. XXI"). O último capítulo tratou de definir as Faíscas. Hoje tornarei públicos alguns comentários:

Primeiro do Rafael Fichsmann, do Blog.MacMagazine:

O Mac OS X é todo integrado com a web, do nível do Vista para cima e, quem opta pagar US$100/anuais pelo .Mac, tem mais integração ainda. Dá uma olhada:

http://www.mac.com

Eu acho que o processo de migração das plataformas offline para online é algo extremamente delicado e que será um tanto demorado. Acredite ou não, ainda existem milhares de pessoas no mundo acessando a web via linha discada, 56k. Que dirá a grande maioria ter acesso à reais conexões de banda LARGA.

O Mac OS X 10.5 Leopard vem aí com ainda mais interação. Uma que me lembro, de cara, é um novo recurso do Safari+Dashboard, no qual será possível criar widgets instantâneos a partir de qualquer site na internet.

Agora o rebate do Nelson Biagio Junior, colega de Blog.MacMag também:

Vou meter minha colher no meio dessa história...Rafael, concordo em parte com vc...acho que, durante um bom tempo, as plataformas on e offline conviverão simultaneamente, mas acredito que o futuro, fatalmente, será todo on-line. Certamente, os "serviços" serão a primeira onda dessa migração, a exemplo do google documents.

O Office morrerá antes do windows....

===

Se você der uma olhada no .Mac, sugerido acima pelo Rafael, verá que ele tem razão. O Mac já abre várias portas para a Web, bem mais que aquelas que citei no capítulo anterior desta saga. "Back up your Life" é de uma simpatia danada. Mas, salvo engano, todos os serviços oferecidos já existem de outra forma na Internet. Boa parte deles de forma gratuita, como o Picasa da Google (versus o "Photocast with iPhoto").

Caros colegas, o SOOS que eu vejo pega mais embaixo. Lida com questões até básicas de um SO como conhecemos hoje. E sim, ele saberá quando operar on ou off-line. Não vejo as duas modalidades como mutuamente exclusivas. Nunca. Não será uma questão de largura de banda, e sim de comodidade, funcionalidade e performance. Meu próximo post sobre o SOOS (que sairá simultaneamente aqui e no Blog.MacMag) será mais específico.


2 responses to "SOOS :: E o Mac OS?"

  1. Paulo, seria este o início do SOOS?

    http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Apollo:developerfaq#What_is_Apollo.3F

    Abraços,

    Anônimo

  2. Ainda não Nelson. O que a Adobe tá chamando de 'cross-operating system runtime' é, conceitualmente falando, a mesma coisa de uma Java Virtual Machine. Trata-se de um ambiente para execução de aplicações. O da Adobe, a exemplo das JVM's, será multi-plataforma.

    Há muito tempo eu chutei um framework parecido por aqui:

    http://pfvasconcellos.blogspot.com/2005/02/gui-bem-gorda.html

    Foi antes da Adobe comprar a Macromedia. Eu esperava que a IBM o fizesse. Mas ela anda muito preocupada em vender 'serviços'... deixando um pouco a tecnologia de lado.

    No meu desenhinho só faltou Acrobat.. hehe. Mas tem um monte de pendurichalhos a mais.

    []'s

    Paulo Vasconcellos

Leave a Reply