Breve desvio da série "Fumaça, Faísca e Fogaréu" (ou "O SO do Séc. XXI"). O último capítulo tratou de definir as Faíscas. Hoje tornarei públicos alguns comentários:
Primeiro do Rafael Fichsmann, do Blog.MacMagazine:
O Mac OS X é todo integrado com a web, do nível do Vista para cima e, quem opta pagar US$100/anuais pelo .Mac, tem mais integração ainda. Dá uma olhada:
http://www.mac.com
Eu acho que o processo de migração das plataformas offline para online é algo extremamente delicado e que será um tanto demorado. Acredite ou não, ainda existem milhares de pessoas no mundo acessando a web via linha discada, 56k. Que dirá a grande maioria ter acesso à reais conexões de banda LARGA.
O Mac OS X 10.5 Leopard vem aí com ainda mais interação. Uma que me lembro, de cara, é um novo recurso do Safari+Dashboard, no qual será possível criar widgets instantâneos a partir de qualquer site na internet.
Agora o rebate do Nelson Biagio Junior, colega de Blog.MacMag também:
===
Se você der uma olhada no .Mac, sugerido acima pelo Rafael, verá que ele tem razão. O Mac já abre várias portas para a Web, bem mais que aquelas que citei no capítulo anterior desta saga. "Back up your Life" é de uma simpatia danada. Mas, salvo engano, todos os serviços oferecidos já existem de outra forma na Internet. Boa parte deles de forma gratuita, como o Picasa da Google (versus o "Photocast with iPhoto").
Caros colegas, o SOOS que eu vejo pega mais embaixo. Lida com questões até básicas de um SO como conhecemos hoje. E sim, ele saberá quando operar on ou off-line. Não vejo as duas modalidades como mutuamente exclusivas. Nunca. Não será uma questão de largura de banda, e sim de comodidade, funcionalidade e performance. Meu próximo post sobre o SOOS (que sairá simultaneamente aqui e no Blog.MacMag) será mais específico.
Paulo, seria este o início do SOOS?
http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Apollo:developerfaq#What_is_Apollo.3F
Abraços,
Anônimo
12/20/2006 10:24 PM
Ainda não Nelson. O que a Adobe tá chamando de 'cross-operating system runtime' é, conceitualmente falando, a mesma coisa de uma Java Virtual Machine. Trata-se de um ambiente para execução de aplicações. O da Adobe, a exemplo das JVM's, será multi-plataforma.
Há muito tempo eu chutei um framework parecido por aqui:
http://pfvasconcellos.blogspot.com/2005/02/gui-bem-gorda.html
Foi antes da Adobe comprar a Macromedia. Eu esperava que a IBM o fizesse. Mas ela anda muito preocupada em vender 'serviços'... deixando um pouco a tecnologia de lado.
No meu desenhinho só faltou Acrobat.. hehe. Mas tem um monte de pendurichalhos a mais.
[]'s
Paulo Vasconcellos
12/21/2006 12:19 AM