Há tempos os defensores do Universo do Software Livre reclamam da Google. Usuária incondicional de vários ativos Livres e Abertos, sua retribuição seria muito pequena. Quase nula.
Mas agora, aos poucos, a empresa da ação de US$500 vai mostrando seu lado samaritano. Em uma semana, duas boas notícias para a turma Livre e Aberta:
- A versão 1.3 do GWT (Google Web Toolkit) é 100% Open Source. Para quem não conhece, o GWT é um framework Java que promete facilitar o desenvolvimento de aplicações Ajax.
- A Google, enfim, ingressa no seleto grupo de empresas que formam o consórcio Eclipse. Sua primeira contribuição para a Fundação é, obviamente, o GWT.
No caso da Google, sua "generosidade" tem duas explicações: i) Ela depende muito dos produtos Livres e Abertos. Passava da hora dela angariar um pouco de simpatia e boa vontade daquele Universo; e, ii) É estratégico estar do lado e, sempre que possível, influenciar o trabalho dos desenvolvedores. A Google sabe que o campo do jogo está mudando**. E o número e a qualidade dos parceiros será fundamental. É verdade, "não há almoço grátis".
===
* Não. Era só amiga mesmo. Nunca fui seu (im)paciente. Engraçadinho(a)...
** Falo sobre as fulminantes mudanças que apareceram na minha bola de acrílico neste post. E numa pancada d'outros que escreverei até o final do ano.
0 responses to "Abre-te Google"
Leave a Reply