Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Há tempos os defensores do Universo do Software Livre reclamam da Google. Usuária incondicional de vários ativos Livres e Abertos, sua retribuição seria muito pequena. Quase nula.

Mas agora, aos poucos, a empresa da ação de US$500 vai mostrando seu lado samaritano. Em uma semana, duas boas notícias para a turma Livre e Aberta:

Uma amiga, psicóloga* formada em São Carlos, costumava dizer que "não existe altruísmo. Todo mundo sempre quer alguma coisa em troca". Questão profunda. Me esquivo do debate. Mas tenho que admitir que, em nossa área, a constatação da Dra. é mais que verdadeira. Vide o bando de oportunistas que agora pula no trem do laptopzinho para estudantes carentes.

No caso da Google, sua "generosidade" tem duas explicações: i) Ela depende muito dos produtos Livres e Abertos. Passava da hora dela angariar um pouco de simpatia e boa vontade daquele Universo; e, ii) É estratégico estar do lado e, sempre que possível, influenciar o trabalho dos desenvolvedores. A Google sabe que o campo do jogo está mudando**. E o número e a qualidade dos parceiros será fundamental. É verdade, "não há almoço grátis".

===

* Não. Era só amiga mesmo. Nunca fui seu (im)paciente. Engraçadinho(a)...

** Falo sobre as fulminantes mudanças que apareceram na minha bola de acrílico neste post. E numa pancada d'outros que escreverei até o final do ano.



0 responses to "Abre-te Google"

Leave a Reply