Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Que bicho dá quando você pega números extraídos diretamente da bola de cristal do IDC e joga na cumbuca econômica (murrinha) da EXAME? Tem bicho-ícone pra "Desinformação"?

Saca só: na edição 880 (8/nov) a matéria de capa pergunta se nosso presidente eleito fará o Brasil crescer. Juro que vou ignorar o aspecto "ideológico" da matéria. O que me chamou a atenção foi o quadrinho que aparece no canto inferior direito da página 21. Sob o título "Tecnologia da Informação" aparece a seguinte (des)informação:

"Em 2007, o setor deve investir 1 bilhão de reais, 66% mais do que neste ano. O corte de impostos e a oferta de crédito permitiram inédita reação sobre o mercado cinza, reduzindo a menos de 50% do total das vendas"

Na sequência tem um gráfico mostrando que os PCs legais saltaram de 3 milhões de unidades em 2003 para 7 milhões em 2006. Em 2010 serão 11,5 milhões.

Cool. Mas eu não entendi nada! Do que os caras estão falando? Que o preço médio dos micros em 2007 será de apenas R$ 125,00? Que o "Setor" TI se resume a vendas de micros? Isso pode ser chamado de "investimento do setor"?

O problema da "prensa" que vive tentando justificar uma "ideologia" é a falta de cuidado com que trata as informações.

Detalhezinho besta: a matéria seguinte (pág 24) se chama "Por que privatizar".
hehe... 100 comentários...


0 responses to "Perdidaço nos Números (da EXAME)"

Leave a Reply