Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

É fato raro: o Jobs contou um dos segredinhos do sucesso da Apple. Pouca gente entende, pq faz tempo que esse tipo de 'mantra' é gritado aos quatro ventos e quase nada de novo acontece. No discurso fica bonitinho dizer que, sendo uma empresa de serviços, "nosso principal ativo são as pessoas". E na prática? Terceirizam o RH. Empurram a batata quente. Esquecem o seu 'core business'. Contratam PJ's e brigam pela manutenção da tal Emenda 3. Tsc, tsc..

Mas existe o outro lado. Sim, aqui em Pindorama. Vou mostrar dois exemplos fantásticos que mostram como empresas MODERNAS contratam. Saca só:

Exemplo 1

A idéia nesta equipe é um grupo pequeno e coeso de profissionais com grande conhecimento em tecnologia e desenvolvimento de sistemas. O trabalho exige um conhecimento acima do feijão-com-arroz que estamos acostumados a ver no mercado, e este tipo de profissional é difícil de ser encontrado.

Por isso estou colocando este post aqui, acho que quem se dá ao trabalho de ler este blog ao invés de um site de notícias ou tutorial sobre a última ferramenta da moda tem o perfil que estamos buscando. Este é possivelmente o maior anúncio de oportunidade de emprego que você já viu.

Temos uma vaga para o Rio de Janeiro. Nesta equipe, os profissionais são responsáveis por levantar requisitos técnicos, determinar arquiteturas e implementar sistemas de alto desempenho, com literalmente milhões de acessos em horários de pico (e milhares nos horários normais). Não existe a divisão entre analista/projetista/programador/arquiteto, esta equipe trabalha de maneira ágil com profissionais capacitados em todas estas áreas. A equipe utiliza metodologias ágeis no desenvolvimento: foco nas pessoas e não em especificações técnicas de trezentas páginas.

Basicamente a pessoa em questão precisa ser altamente proficiente em Java, pois é linguagem mais utilizada pela equipe. Acontece que não é a única, então conhecimento em outras linguagens é muito apreciado. C#, Ruby, PERL, Python, C++ ou Common Lisp são ótimos atrativos extras, mas não requeridos, apenas desejáveis.

Se você lê este blog então imagina que conhecimento Orientação a Objetos é essencial, não? Sim, você está certo. Conhecimento profundo do básico de OO: classes, herança e polimorfismo é o mínimo esperado. Conhecimento em Domain-Driven Design, métricas e Padrões (de Projeto e Arquiteturais) são vantagens.
...
Acho que a principal vantagem que alguém com o perfil que procuramos verá é trabalhar com liberdade para criar, numa equipe de alto nível, utilizando metodologias ágeis e tecnologias de ponta (onde mais você iria usar memcached, rest, selenium…?). O horário é bem flexível também, e você não tem que trabalhar vestido de pinguim.

A posição é como CLT de uma das maiores empresas do mundo no seu segmento, com os benefícios (e impostos, não se iluda) esperados nesta posição. É um lugar para fazer carreira ou pelo menos para ficar um boooom tempo e não simplesmente participar de um único projeto.


Exemplo 2

We have just hired Monoman (aka Rafael Teixeira). He’s a mono evangelist and has contributed to many efforts there. Hopefully he would be able to improve Castle experience on mono-land.

But we need to hire another mighty developer. So if you’re in Brazil, and willing to move to São Paulo (enjoying the thrilling experience of getting mugged every now and then), then why not apply with us?

.:.

Sim, são anúncios de emprego. Divulgados em blogs. Com certeza as duas vagas já foram preenchidas. Mas quem ficou curioso pode ver e começar a acompanhar o trabalho de duas empresas bem diferentes:

Exemplo 1: Fragmental
Exemplo 2: Castle Stronghold

0 responses to "Sobre o Trampo de Contratar"

Leave a Reply