Depois de anos usando e abusando d'uma questionável estratégia FUD, a MS finalmente mostra suas armas: o [Linux] universo do Software Livre teria se apropriado - indevidamente - de 235 patentes. 42 das infrações estariam no próprio kernel do Linux?!?
Segundo o artigo da Fortune, a MS estaria pronta para começar o "Armaggedon". O início do fim está bem identificado: o acordo MS + Novell. O universo do Software Livre contra-atacou com uma versão do GPL que "proíbe" esse tipo de "carta de alforria". Para a MS não teria sobrado outra alternativa que não seja a guerra... em tribunais.
Quem ganha com isso? Ninguém! (Ops.. alguns advogados, com certeza ganharão muitos $$$).
O artigo lembra que mais da metade das empresas listadas na Fortune 500 utilizam Linux. Será que a MS repetirá os passos de seu "laranja", a SCO? Seria arriscado demais. Estúpido demais.
Quando a gente é obrigado a entrar no chato e escorregadio terreno "jurídico", a melhor fonte de informações é o Groklaw. Comentando o artigo da Fortune, o blog legal acaba nos dando esperança de que nada acontecerá. Alguns trechinhos (devidamente tropicalizados):
- A MS deu um tiro no pé quando assinou um acordo com a Novell. Assinou sem ler a GPL. Ela se tornou um distribuidor do SuSE. Como tal, não pode reclamar "patentes". Tsc, tsc...
- A MS não mostra as patentes que reclama. Nem mostrará. Medo de passar vergonha.
- A MS vai processar o Pentágono?
Update (21h50): Mas, apesar de tudo, parece que a MS (mon amour) ama Software Livre. Bom, tem gente que acha. E lista 7 (!) razões para um amor profundo, verdadeiro e fiel.
Update 2 (16/mai): Tinha falado em Linux onde deveria ter escrito apenas Software Livre. Deslize que compromete e informa mal. Perdão.
0 responses to "MS: Esquentando a Guerra Fria [atualizado]"
Leave a Reply