Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

É o que está dizendo o Adrian Kingsley-Hughes (que logo logo vai merecer um apelido), da ZDNet. Uma de suas grandes preocupações (devidamente tropicalizadas): "Noooossa, mas o Ubuntu da Dell não vai tocar MP3, MPEG, WMA, Quicktime..."

Tsc, tsc. Como um paciente leitor do Adrian lembrou, bastam 3 cliques no Ubuntu (7.04 - Feisty Fawn), para que você instale codecs "proprietários". O mesmo vale para drivers não abertos, como os da NVidia, por exemplo. Ou seja, o Adrian não sabe do que está falando. Ou tá fazendo muita força contra. É o que parece, quando sugere que as maquininhas tenham um estranho tipo de backup: instalação automática do Vista?!?! hehe... Como o Carrol(chinha), o Adrian deve tá querendo entrar na folha de pagtos de uma empresa de Redmond. Vai levar um belo apelido, de lambuja.

Agora uma breve explicação sobre a atitude da Dell: ela não é boba nem nada. Com tanta bobagem em torno de patentes e copyrights, lógico que ela não vai "colocar o dela na reta". Mesmo que os riscos pareçam insignificantes. Dependendo do estrago, ela sabe que pode atrair muitos "sentimentos ruins". É só por isso que MP3 e outros formatinhos e drivers não serão distribuídos no pacote padrão. Como, aliás, não o são no pacote padrão do Ubuntu.

De toda a história, só resta uma questão que pode detonar a iniciativa da Dell: o preço.

As questões técnicas estão muito bem resolvidas. Aliás, o Ubuntu 7.04 merece uma série de posts só para ele. Quanta estabilidade! Que performance animal!! E o tanto que fica chique e charmoso com o Beryl!!! Acho que não gostava tanto assim de um SO desde os tempos do OS/2... ou do CP/M...

0 responses to "Dell + Ubuntu: Não é Sério?!?"

Leave a Reply