Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Continuação de "Faísca, Fumaça & Fogaréu".

Lá nos tempos do Fred Flintstone, um cara - que, com certeza, não foi o Fred - observou que o choque entre rochas gerava faísca. Em uma década aprendeu a batê-las. Até hoje não entendeu direito como se controla incêndios. Mas é a Faísca que nos interessa. Um dos principais motores da inovação é o choque. Em tempos de capitalismo ultra-selvagem, quem melhor observa os choques e aprende a gerar faíscas ganha o que os letrados chamam de "Vantagem Competitiva".

Foto de Carey Tilden.

Há mais de 10 anos a Web gera uma avalanche de faíscas. Muitas foram percebidas e devidamente capitalizadas. Outras tantas foram mal percebidas, confirmando aquela tese* que diz que, de cada 10 idéias, 9 são a mais pura bullshitagem. Nossa questão - a idéia central desta série - trata das faíscas que ainda não foram vistas. Particularmente quando olhamos para nossos Sistemas Operacionais (SO).

Foi noticiado na semana passada: já passamos mais tempo na Web do que na frente da TV. O micro caseiro deixou de ser uma ferramenta de trabalho, estudo e um pouco de diversão (que acontecia só com joguinhos). Agora ele é nosso principal meio de comunicação e a fonte de entretenimento favorita. Isso muda tudo! (Já usei a frase no capítulo anterior da série. Lembra-se onde?)

Desconheço estatísticas que falem disso, mas aposto meia dúzia de chopps na seguinte conclusão: no ambiente de trabalho, as pessoas passam mais tempo na Web (ou executando outras atividades que exigem conexão com a Internet, como recebendo e enviando emails, por exemplo) do que executando atividades 'off-line'. Isso deveria mudar tudo!

Mas não mudou. Vamos dar uma breve olhada nos nossos SOs. Todos eles, Windows, MacOS ou qualquer distro Linux. Todos estão fortemente baseados em um conceito de SO que nasceu no final dos anos 70. Ok, se você não gostou do exagero: conceito que nasceu na primeira metade dos anos 90. Ok? Não importa: estão todos ultrapassados. O conceito tá com prazo de validade pra lá de vencido. (Sim, o Vista nasceu velhinho. Assim como o último Mac OS X. E o "Feisty Fawn" nascerá obsoleto em 19 de abril do próximo ano.)

Quantas portas (não aquelas que vc trava no firewall - estou falando de portas no sentido figurado) seu SO abre para a Web? Na média, quase todo mundo só usa três: um browser, um cliente de email e um instant messenger. A Web é grande demais para ser recebida por apenas 3 portas. Por mais que nossos queridos browsers, repletos de penduricalhos (Acrobat Reader, Flash, Toolbars etc), se esforcem.

O Ubuntu e outras distribuições Linux já aproveitaram algumas faíscas, e abrem mais portas para a Web do que seus concorrentes. Um dos melhores exemplos (melhor faísca), foi percebida por um brasileiro, o Alfredo Kojima. Trata-se do Synaptic (Adept em alguns distros). O Synaptic é um gerenciador de pacotes. Equivale ao "Adicionar/Remover Programas", que existe no Painel de Controle do Windows desde os tempos do motor mono-combustível. Posso estar enganado, mas o "Add/Remove" segue do mesmo jeitinho (limitado) no Vista. Enquanto seu irmão rico do Ubuntu usa e abusa da conectividade com a Web. É a soma do "add/remove" com o famigerado "Windows Update". Só que o Synaptic é Aberto, Livre e não é dedo-duro. Ele não olha só para si (ou para o SO), mas para todo o ambiente - todas as aplicações instaladas. E gerencia tudo: atualizações, remoções (sem deixar lixo) etc.

Mas ainda é muito pouco. Pouco se realmente prestarmos atenção em todas as faíscas que a Web gera. Existem atualmente duas fortes tendências no mundo de TI: SOA (Service-Oriented Architecture) e SaaS (Software as a Service). São coisas diferentes com uma palavrinha comum: Serviços. A soma de outra palavrinha da moda, Convergência, me faz apostar no surgimento do SOOS: Service-Oriented Operating System.

Vou ficar rico por ter cunhado o termo não. Acabei de buscá-lo no Google e obtive 13 links. Num deles, um post de 2004, diz que a Sun lançaria um SOOS em 1º de janeiro... de 2006. O SunStorm. Nem chuviscou. Mas o cara escreveu depois que o Press Release era de mentirinha, hehe. Entendi não, mas de qualquer maneira vale a idéia: O SO do Século XXI é Orientado a Serviços. E ele deve jogar a última pá de cal nos SOs da geração DOS (Disk Operating System) Flintstone.

No próximo post eu tentarei mostrar um pouco mais como será o SOOS.
Ou Seria So2S? Ou SO2? Dióxido de Enxofre? Peidin... vish.
SOS!!!


3 responses to "Define: Faísca"

  1. Paulo,

    O Synaptic é apenas uma interface gráfica criada pelo Alfredo Kojima para o apt do deb. O que o Alfredo Kojima criou mesmo foi o WindowMaker (foi o projeto com o qual ele ficou conhecido) e o apt-rpm (port do apt para utilizar rpm no lugar de deb).

    TODOS os recursos que você citou eu uso no debian desde 2000, aliás o sistema de pacotes sempre fora a grande vantagem do debian sobre as outras distribuições.

    Pesquisei no google e descobri que o apt existe desde 98.

    []'s Jonas Fagundes

    Anônimo

  2. Grande Jonas,

    muito grato pelos esclarecimentos. A Wikipédia (ref no artigo) merece uma colaboração sua, hehe. Mas meus enganos não invalidam o q tá escrito, certo?

    O que vc disse deixa o "add/remove programs" do Windows com mais vergonha ainda.

    Mas senti falta da sua opinião sobre o SOOS... acredita nisso?

    Um forte abraço,

    Paulo Vasconcellos

  3. Paulo,

    Não invalida não, só quis mostrar que o recurso não é algo novo, aliás é bem antigo :).

    Quanto a SOOS acredito que irá rolar muita bullshitagem, mas que o caminho é inevitável.

    No lado técnico me lembra muito o já antigo slogan da sun "O Computador é a Rede". O inovador mesmo é o aspecto da inversão (ou volta as origens hehe) da geração de conteúdo.

    Na minha opinião o mais importante são os blogs, que funcionam como mídia independente. Sem informação indepedente e disponível não dá para confiar em nenhum provedor de serviço.

    []'s Jonas Fagundes

    Anônimo

Leave a Reply