Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Três "sinais" indicam a probabilidade de uma mudança considerável no perfil do desenvolvedor de sistemas. O Gartner divulgou duas previsões, "levemente acopladas", em seu último simpósio:

1. Em 2009 o número de desenvolvedores será 30% menor que hoje; e

2. Em 2010 a Organização de TI será 30% menor, e 60% de seus integrantes estarão executando, "diretamente", atividades de negócio (!).


Descobri com o próprio Gartner que uma organização de TI tem algo entre 5 e 11 integrantes para cada 100 funcionários (contando funcionários "de verdade" e também os agregados, digo consultores, digo terceiros). Seria uma média de 7%. E 40% deles alocados em atividades de projetos de desenvolvimento. Ou seja, 3 programadores para cada 100 funcionários. Em 2009, segundo a bola de plasma do Gartner, serão apenas 2!!

Pois bem, o 3o "sinal" vem de uma empresa que anda fazendo de tudo para se reposicionar no mercado, a Bea. Seu carro chefe, o WebLogic, perdeu o 2o lugar no ranking de servidores de aplicações J2EE para o 'gratuito' JBoss. O IBM Websphere lidera, com cerca de 35% do mercado, há 3 anos.

A Bea lançará, no próximo dia 9/jun, o Free Flow. Trata-se de uma Infraestrutura de Serviços totalmente baseada em conceitos SOA (Services-Oriented Architecture). O novo 'ambiente' possibilitaria a modelagem de processos de negócio e o desenvolvimento de Aplicações Compostas (prefiro o termo "Meta-Aplicações") por não-programadores.


Figura: o novo Stack de soluções da Bea.

Ok. São sinais ainda fracos e relativamente distantes. Mas; SE o Gartner estiver mais-ou-menos certo; me parece que a Bea fica uns belos 2 passos na frente da concorrência.

E; SE o Gartner estiver certo; os Desenvolvedores, formadores de Desenvolvedores e afins devem se preparar para uma 1a grande onda de mudanças desde que inventaram as tais "linguagens de alto nível". Uns vão esperar pra ver. Outros vão pagar pra ver. Eu fico com a minoria (de "técnicos") que vai Torcer pra Ver.

0 responses to "O Novo Desenvolvedor"

Leave a Reply