Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Quando uma matéria da Info Corporate não é irritante ela é bem engraçada. Mês passado eu detonei a matéria de capa sobre 'Como Vender Projetos'. Era um lixo. Mas eis que a última edição propicia um pouco de diversão. A matéria de capa pergunta: "A Tecnologia Perdeu Poder?"

É que os caras fizeram uma pesquisa e descobriram que apenas 20% dos CIOs se reportam diretamente aos CEOs. A maioria (56,2%) está alocada abaixo dos CFOs. Aí o chororô é quase geral. Até pq, segundo o Gartner, em 2002 metade deles estava no andar de cima. Foram 'rebaixados' pq?

A resposta (para a grande maioria dos casos) me parece óbvia: gastaram $$ demais e não mostraram os resultados prometidos. Ponto. Um dos depoimentos mais lúcidos vem de um CIO, Alex Zornig, do BankBoston, falando da época em que jogava do outro lado (era CFO):

"O pessoal de TI sempre me falava que era preciso investir milhões num novo disco porque estávamos esgotando a capacidade do mainframe. Nunca ouvi alguém me dizer que liberou 30% do espaço e economizou nos Mips, pois jogou lixo fora".

Zornig também reforça o ÓBVIO que permanece ausente em grande parte de nossas organizações de TI: "Não se gerencia o que não se mede". Daí a subordinação ao controller-mor, o CFO.

Vaidade, ambição, gula e falta de visão são outros pecados capitais que justificam o tal 'rebaixamento'. Que não significa perda de importância de TI. O que me faz concordar com Michael Schrage, do MIT, ouvido na mesma matéria: "Se for para rebaixar o CIO, porque não o demite logo?"

0 responses to "Chororô de CIO"

Leave a Reply