Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Ok. 2009 tá longe, o Gartner dá muita "varada n'água" (espantando peixes, né peixe?) e seu mantra é "carpe diem". Portanto, o que vc deve fazer (estudar) HOJE?

Hã... não vou falar de música, mergulho, magia e afins. E, como se trata de uma continuação do post anterior, estou falando exclusivamente com o Desenvolvedor, vulgo Analista/Programador.

Eu sei que é muito difícil conciliar o dia-a-dia de nossos maravilhosos projetos com um Aprendizado Planejado. Poucos têm a sorte de se encaixar em um projeto executando um conjunto de atividades relacionado diretamente com seu Plano de Estudo. Todo projeto ensina, mas nem sempre se trata de um corpo de conhecimento desejado naquele momento (ou em outro qq). Porisso eu entendo que o profissional motivado busca novos conhecimentos em outras praias, fazendo cursos, estudando 'por conta' (gosto muito destes), participando de comunidades de prática (grupos de discussão) e de projetos de Software Livre (infelizmente muitos ainda não captaram a riqueza e o potencial desta última e moderna Modalidade de Aprendizado).



Dado o perfil dos nossos maravilhosos projetos em execução (tem gente mexendo com Windows DNA aí gente!!) e o tradicional gap de 2-3 anos que condena cursos, cursinhos e 'parentes próximos', temo que o profissional que queira fazer um upgrade mais rápido tenha que apelar para o auto-aprendizado e a participação em projetos abertos. Mas vou deixar de blá-blá-blá e apresentar logo algumas dicas que, acredito, podem torná-lo um Profissional Diferenciado - HOJE (e depois de amanhã, obviamente):

Front-End
Já deu briga (no bom sentido) minha visão sobre o desenvolvimento de interfaces Web ricas (sem o uso de firulas de alta periculosidade como o ActiveX). Erroneamente eu creditei só o Javascript quando comentei maravilhas como o Google Personalizável. Aprendi hj que eu deveria ter falado AJAX. Saca só o post "Desperately seeking: More AJAX developers", de David Berlind. Quem estuda J2EE e gosta de desenvolver interfaces para usuários finais deveria dar uma olhada também em JSF (Java Server Faces). Acompanhar o que a IBM anda fazendo com o Eclipse, particularmente no Lotus Workplace, pode ser um diferencial daqueles. Creio que 50% da base instalada de Notes, no mínimo, vai migrar para a nova versão durante os próximos 2 anos. Quem atenderá as demandas de customização?

Back-End (Camada de Informações)
Taí uma turminha constantemente desafiada e, estranhamente, estagnada. Não briguem comigo! Mas 9 em 10 DBAs, DAs e afins (Desenvolvedores que trabalham na Camada de Informações) fazem hoje exatamente o que faziam há 5 ou 10 anos!! Pelamordedeus!!! Os desafios ignorados pela turminha são: Bases Analíticas (DW, OLAP, BI...) e Bases de Dados não-Estruturados (CMS). Quem combinar domínio nestas duas 'novas' propostas com o batido domínio em Bases Transacionais (OLTP) poderá ser chamado de Arquiteto de Informações. E cobrar o dobro! Aproveitem, pq a tendência é de queda de importância, demanda, salário...

Serviços
A turma mais versátil e versada em OO e componentização tem um presente esquisito mas um futuro (próximo) bastante promissor. Independente da plataforma tecnológica escolhida o objeto de estudo deveria ser, prioritariamente, SOA (Services-Oriented Architecture). Quando a ficha começar a cair nas grandes e médias empresas, a demanda será muito grande. Lembrem-se que SOA é muito mais que 'web services'; Que SOA é agnóstica em termos tecnológicos. Enquanto promessas como a da Bea estiverem amadurecendo, um projeto SOA ainda será semelhante (para o Desenvolvedor) aos projetos tradicionais. SE promessas como a da Bea se consolidarem, quem desbravou o admirável mundo novo da SOA "na unha" terá incomparável "Vantagem Competitiva". Quando faço este tipo de provocação não estou cometendo a insanidade (ingênua) de acreditar em um mundo sem "Desenvolvedores de Verdade". SQL, dBase, Lotus 123, VB, VBA, L4G e outras tantas letrinhas já prometeram tal mundo um dia. Ele nunca existirá, creiam. Mas acredito muito no surgimento de um Novo Desenvolvedor. O perfil dele será mais ou menos assim:

Analistas
Pois é, uma boa parte daqueles que hoje conhecemos como "Analistas" pode (deve?) assimilar novas responsabilidades. As meta-aplicações do mundo ideal dispensarão os programadores tradicionais (que seguirão trabalhando nas camadas inferiores - catacumba não!). Mas as meta-aplicações demandarão domínio técnico da tal "Infraestrutura de Serviços" e, principalmente, domínio da Arquitetura do Negócio. Modelagem de Processos de Negócio é pré-req fundamental. As outras habilidades tradicionais dos Analistas de Sistemas também. Porisso não acredito que um "usuário comum" vá assumir a cadeira do Novo Desenvolvedor. Além de conhecer SOA e adjacências, é bom prestar atenção na evolução do MDA (Model Driven Architecture) e BPM (Business Process Management). Por onde começar? Capturando, Entendendo e Modelando Processos de Negócio. Para a modelagem usar UML (Unified Modeling Language), please!


Dureza? Tome um Dreyer. Ou tente a sorte na megasena, sei lá...
Imitando (mas não copiando) o Macaco Simão: "Quem fica parado desanda."

0 responses to "O Novo Desenvolvedor... HOJE"

Leave a Reply