Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Rs... meus títulos e tags devem deixar qq um (inclusive os mecanismos de buscas) um tanto (p)irados. Estratégia boa: força você a ler o conteúdo do post pra saber do que estou falando, hehe.

Meu Rendiconti tratou só das "previsões" genéricas. Acontece que na cola da bola de cristal líquido fiz também algumas "profecias" diretas sobre o mercado de TI, uma loucura que chamei de "Lógica da Frigideira". Vish.. errei quase tudo. Pior: sigo acreditando na tal lógica!

Foto surrupiada de RobertPaulYoung (Flickr).

Escrevi lá em janeiro de 2005 que a Macromedia compraria a Bea e seria depois engolida pela IBM. Disse também que a Adobe iria parar na bocarra da MS. O único fato concreto até agora é a aquisição da Macromedia pela Adobe. Sigo acreditando que a Adobe (Macromedia) precisa colocar o pé mais fundo (no stack). O Apollo fica só na camada de apresentação. De qq forma, o Apollo confirma minha teoria. E quase chega no calcanhar da minha "GUI bem gorda". Sei lá, mas a aquisição da Adobe pela IBM faz cada vez mais sentido para mim. Acho que ele completa o Lotus Workplace. Na verdade pode dar uma nova vida para ele, que vive escondido no pré-nome (Lotus) e no pseudo-anônimo (Notes). Quer diferenciar seu servidor de aplicações JavaEE? Quer uma solução de portal corporativo realmente inovadora? Pega carona no Apollo. Sun e Bea não parecem ter caixa para tanto.

Quando falamos de Web Office, Office 2.0 e afins, só pensamos em MS e Google. No campo das RIAs (Rich Internet Applications), nada está definido. E a Adobe está com um arsenal e tanto. Sem falar em seu market-share: Quantas máquinas possuem Acrobat e/ou Flash instalados?

Outros chutes que dei foram específicos para o nicho 'popularmente' conhecido como ferramentas de BI (Business Intelligence). Errei todos - nada aconteceu. O mercado segue muito fragmentado. Não volto a falar de nomes, mas sigo apostando numa considerável onda de fusões. E os compradores serão sim os tradicionais fornecedores de bancos de dados (IBM, Oracle, MS). Falta o mercado começar a comprar um pouquinho mais. Como a onda agora é SOA, talvez BI fique esquecido por uns 2 anos. "Esquecido" é uma forma de dizer: "abaixo da sétima posição na lista de prioridades dos CIOs".

Por último falei em consolidação de distros Linux. Citei especificamente Novell e Red Hat. Ambas cresceram. O Chapeuzinho Vermelho papou até o 'lobo mau' Fleury (JBoss). Mas nada de redução no número de distribuições. O Ubuntu agora corre por fora, ganhando popularidade e fanáticos (como este que vos escreve). Mas só um grande choque (Vista?) pode causar alguma alteração no mercado de SOs. Não vejo nenhum acontecendo até 2008.

.:.

Para encerrar o assunto, que é espinhoso e traiçoeiro, adiantarei aqui algumas 'previsões' sobre fusões, aquisições e passamentos (Prazo de Validade: 03/Janeiro/2009):
  • MS-Yahoo! (o casamento mais adiado dos últimos tempos. Agora vai!).
  • GoogleBay: a Google precisa de novas fontes de receitas.
  • Oracle+Sun: para brigar com a IBM. O mundo Java arrepiará, mas é uma fusão factível sim. Eu diria que elas estão cada vez mais "feitas uma para a outra".
  • Apple+Sony? Pq não? Aposto R$1,99... ou o salário do Jobs... hehe.

0 responses to "Rendiconti da Frigideira"

Leave a Reply