Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Encerrei minha aposta de R$ 1 sugerindo que Bea, Novell, Red Hat, MicroStrategy, Adobe e Macromedia serão 'engolidas' por peixes maiores. Assim como num bom jogo de sinuca, ficará mais legal se eu 'cantar a bola'. Pois é, há um 'algoritmo'. Os nomes não foram escolhidos por acaso. Segue aí a receitinha de lambaris fritos:

A Microsoft vai alterar um pouco o campo do jogo com o novo Windows (Longhorn/Berrante). Uma das mais notáveis alterações acontecerá na camada de apresentação. Há um novo framework (nova linguagem?) cujo apelido é 'Avalon'. Como Nicholas Negroponte falou há 10 anos: deve haver vida inteligente nas pontas (clientes). Sejam elas micros, TVs, celulares etc. Sabemos que os padrões atuais já ultrapassaram seus limites. Mas segue a demanda por interfaces mais ricas (leia-se INTELIGENTES). Há um ano a IBM vem trabalhando no Workplace que, utilizando a base do Eclipse, oferece uma experiência bem mais rica que o browser tradicional. Mas quem está melhor posicionado hoje? Qual é um dos dois plug-ins mais utilizados em browsers (IE ou Firefox)? FLASH. Da Macromedia.
E com que o Avalon se parece? Com o FLASH. Da Macromedia.

Pois bem. A Macromedia sabe que está bem posicionada ali na frente, mas é quase irrelevante na retaguarda. Pimba! A Macromedia vai lá e compra a Bea (o WebLogic ainda ocupa o 2o lugar no mercado J2EE. Só perde para o Websphere, da IBM). Há uns 4 anos eu falo que a MS vai abocanhar a Bea. Mr Alejandro Gonzales é testemunha. No começo do ano passado outros malucos bateram na mesma tecla. Demorou.

A estratégia da IBM depende de um portfolio de aplicações bastante diversificado e amplo. IBM e MS devem brigar pela Macromedia (assim como brigaram pela Rational). Chute: a IBM engole a Macromedia.



A mesma lógica levará a MicroStrategy prá bocarra da IBM. DB2, Oracle e SQL Server falam que são boas plataformas para BI. Mas nenhuma oferece a riqueza de recursos presentes nos produtos da MicroStrategy (a melhor), BO e Cognos. BI tá na lista de prioridades de muita gente. Tem um mercadão aí, principalmente de serviços. Não estranharei se na sequência do movimento da IBM a BO parar na mão da Oracle e o Cognos virar uma oferta MS. Ou algo parecido.

Seguindo: além do Flash, qual o outro plug-in mais utilizado em nossos browsers? ACROBAT, da Adobe. Cresceu tanto que arrisca ser plataforma de workflow!?!? Bom. O portfolio da Adobe será disputado por MS e Apple. Prá firma do Bill será um pesadelo ver a Adobe indo parar na boca do Jobs (ainda mais se a estratégia pra tomar o mundo dos desktops virar realidade). Acho que a MS leva. Bem caro!

Sobraram Red Hat e Novell. Aqui é fácil. Uma come a outra. Depois IBM, Sun (?) ou HP leva o combo. O fato é que há um excesso de distros Linux. Não tem espaço prá tanta gente. Outro fator: a Novell é dona de algumas patentes que interessam prá muita gente (MS e IBM, particularmente). Mas acho que a HP fica com o lambarizinho aqui. Até pq precisa de uma certa autonomia pra 'alavancar' (sic) sua estratégia de serviços.

Taí! Faz sentido? Acho que nada faz sentido no doido mundo de TI. Daí que eu posso até acertar!! Aí vou aumentar o valor das apostas... pra R$1,99

0 responses to "A Lógica da Frigideira"

Leave a Reply