Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Há quase 3 anos uso este espaço para criticar a falta de criatividade da TI tupiniquim. "Jeitinho brasileiro" é gambiarra - criatividade de tiro curto, imediatista. Mas cometo uma grave injustiça porque miro nossas empresas e esqueço que Criatividade e Inovação não exigem um CNPJ. Eis que a revista Mundo Java* deste mês vem mostrar o lado jóia da nossa desvalorizada moeda:


  • Eduardo Guerra (SwingBean)
  • Sérgio Oliveira Jr, Rubem Azenha e Fernando Boaglio (MentaWai)
  • Guilherme Silveira (VRaptor2)
  • Kemmell da Silva Scopim e Sandro Luiz Bihaico (JSenna)
Os 4 produtos são para desenvolvedores. Ou seja, é o tipo de coisa que fica distante do público "normal". Mas é a turma que merece um pouco mais de apoio e divulgação. É a turma que não fica esperando "incentivos fiscais" para fazer Pesquisa & Desenvolvimento. E não é por acaso que todos os projetos são 'open source'. Passou da hora de nossas empresas reduzirem um pouco o gap que existe entre elas e a turma que tá inovando de verdade. Acho que os dois lados só ganhariam com isso.

.:.

Acho que eles não terão problema com isso. Torço para que não. Mas a inspiração para o nome de uma ferramenta que propõe "alta produtividade" e que usa como slogan a frase "Fast Web Development" é óbvia: JSenna! Que barato!









.:.

* Outra injustiça! Também vivo detonando nossa 'prensa' especializada. Sem dar o devido mérito para as honrosas exceções. A Mundo Java, com certeza, é uma delas.

0 responses to "Criatividade Tupiniquim"

Leave a Reply