Esse negócio de escrever pro Blog.MacMagazine e conviver com a cambada muito jóia que tem lá tá me transformando num Macmaníaco. Era só o que faltava...
Quase acertei meu chute de canhota de bate-pronto: tem sim uma iTV, na verdade uma AppleTV. Mas não será um aparelho de TV. Jobs começou o keynote falando de transfusões. E acaba de sugerir uma transfusão de cérebro para a TV.
A AppleTV será um 'hub' - um conector universal - nos moldes do que o Bill Gates disse que faria com o XBox360. Receberá mídia de qualquer outro dispositivo (iPod, micro, iPhone...) e a "transferirá" para o aparelho de TV. Terá chip Intel (claro) e disco rígido de 40Gb (pequeno!). Pelo preço aí e rápida disponibilidade (fevereiro), deve ser outro sucesso de vendas.
Trata-se de uma tecnologia de transição. Ainda espero que nossos aparelhos de TV fiquem mais inteligentes. Sem transfusões. Estranho é ver esse tipo de 'gadget blockbuster' sendo lançado logo após o Natal. Resta ver as reações da Sony, Philips e - principalmente - da MS, que prometeu algo semelhante para junho. Tem gente dizendo que esse negócio de levar 'paradigmas e nomenclatura' de TI para a sala de estar não vai dar muito certo. Eu concordo. Mudando de assunto...
Mas o GRANDE lançamento da Apple foi outro:
Celular + iPod + Personal Organizer + Navegador Web. A convergência não é lá muito inédita. A interface sim! Touchscreen revolucionário. [Tô louco para ver o vídeo com a demonstração.] Dá pra adiantar que é muito inteligente. E amparada pelo Mac OS X. O browser, claro, será o Safari. Foi dito há pouco lá no MacWorld: "1% do mercado de celulares significa 10 milhões de aparelhos. Tentaremos obter esse 1%." Os preços vão girar entre US$299 e US$599. Será liberado só no segundo semestre. Ásia e resto do mundo só devem ver o bichinho em 2008.
Uma particularidade: seus recursos de comunicação exigirão uma REDE muito boa. Resultado: nos EUA o aparelho (GSM/EDGE) será uma exclusividade da Cingular. Talvez a Apple negocie contratos assim no resto do mundo. Outro resultado: veremos briga de foice entre operadoras de celular para obter tal contrato.
Assim a Apple dá outra chacoalhada no mercado. Quase tão intensa quanto a do último MacWorld (quando foi comunicada a mudança para chips Intel). Anunciando acordos de cooperação com Yahoo, Paramount e afins, e jogando todas as fichas em micros, gadgets e lojinhas de 'conteúdo', a Apple delimita bem seu território.
O site da Apple já está atualizado com todos os lançamentos de hoje.
O Graffiti mudou!
Visite a nova versão em pfvasconcellos.net
0 responses to "MacWorld - Os Fatos"
Leave a Reply