Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Deu o maior bafafá. A MS resolveu presentear quase uma centena de blogueiros com laptops municiados (infectados?) com o Windows Vista. Boa parte da comunidade blogueira caiu matando. Tanto a MS quanto os blogueiros que aceitaram o presentinho. Joel Spolsky, por exemplo, disse que a MS "corrompeu o meio".

Ano passado, parte da mídia nacional condenou atitude semelhante da Warner. Ela deu um monte de iPods para jornalistas, na divulgação do segundo CD da Maria Rita.

É incrível como ÉTICA se torna algo polêmico. O modelo de negócios de nossa mídia formal baseia suas receitas em publicidade. Já destaquei aqui como é difícil crer na isenção de alguns veículos. Mas é uma questão de sobrevivência, certo? E de um tanto de falta de criatividade.

Vem daí boa parte da força dos blogs. Como são manifestações voluntárias e não remuneradas, espera-se deles um grau de isenção que a mídia formal não oferece há tempos. Comprova-se a força dos blogs quando uma grande corporação lança mãos de estratégias de "relações públicas" que têm nítidas "segundas intenções".

Mas é bom separar BLOGS de blogs. Grandes representantes da mídia formal pegaram carona na onda. Mas seus "blogs" não tornam públicos os comentários, por exemplo. Isso não é blog! É só um canalzinho mais ágil para jornalistas "com opinião". Deram um pouquinho de autonomia para eles e se acham modernos pra chuchu.

Pela reação da comunidade blogueira, estratégias como a da MS não terão futuro. No máximo servirão para filtrar um pouco esse universo que gera 5 novos blogs por segundo ao redor do globo. E reforça a postura "mineira" que devemos ter em relação a qq informação que chega via internet: "Desconfie". Valide a informação em outras 2 ou 3 fontes. É rápido. E poupa constrangimentos e prejuízos.


Telhado de Vidro

Já recebi um presente por causa de um dos meus blogs. No início do ano passado escrevi um (longo) artigo sobre dois livros, "The Mythical Man-Month" e "The Art of Project Management". Scott Berkun, autor do segundo, descobriu meu artigo. E, apesar de não concordar muito com minha comparação, me presenteou com uma versão autografada de seu livro. Eu já tinha a minha cópia. Mas recebi feliz seu "presente". Reparem: eu havia elogiado seu livro antes de ganhar o presente. Por isso não acho que falhei no quesito ÉTICA.

Quem me conhece sabe que sou muito chato com isso. Evito até colocar as 'propagandinhas powered by Google' em meus blogs para evitar constrangimentos. Talvez até elas gerassem alguns centavos de dólar. Mas, particularmente, prefiro deixar os blogs limpos. Ou quase: divulgo com gosto coisas como OLPC, "Defective by Design" (Anti-DRM), o Ubuntu e o Firefox. Sem remunerações ou "presentes" que não sejam a longevidade dessas iniciativas.

0 responses to "Ética Blogueira"

Leave a Reply