Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Aconteceu na última semana, em Sta Clara - CA, a conferência Software 2006. Depois de mais de uma década bombardeando e sendo bombardeada por buzzwords.. err, buzzTLAs (three-letter acronyms: ERP, CRM, SCM ETC), a indústria de software parece meio desamparada. Nenhuma tendência no horizonte indica a possibilidade do retorno da 'exuberância irracional' que marcou os últimos tempos. O único alento parece ser a expectativa dos gastos com software subirem para 35% dos orçamentos de TI das grandes corporações, acima dos 30% atuais. Mas onde vão gastar todo esse dinheiro?

A McKinsey e a Sandhill fizeram uma pesquisa com 100 CIOs de grandes empresas. O gráfico abaixo foi surrupiado dela:



SaaS e SOA são consideradas as tendências mais importantes por 54% dos CIOs. Meus 2 centavos:

  1. Para virar um provedor de serviços de software (SaaS) não basta colocar uma carinha 'web' num monolito cliente/servidor. Please! Se fosse assim tão fácil muita gente grande (daqui e de fora) não estaria comendo tanta poeira.
  2. SOA parece ser a resposta para donos de 'monolitos'. Do outro lado do balcão, 1/4 dos CIOs já perceberam que SOA parece ser o remédio para boa parte de suas dores (altos custos de manutenção, falta de agilidade etc etc). Este artigo da Booz | Allen | Hamilton é um dos melhores 'sumários executivos' sobre o tema que já vi. E este singelo artigo é um dos pioneiros em língua portuguesa.


Gostei das tendências mas me surpreendi com outros 2 números: juro que eu pensava que o outsourcing offshore e o mundo do software livre eram bem mais relevantes.


Tags:graffiti

0 responses to "Software 2006"

Leave a Reply