Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Dando sequência ao surrupio de trechos de 'Vida Digital', livraço de Nicholas Negroponte cuja 1a edição tá completando 1 década. Um pouco sobre a interação 'homem X máquina' (na visão de Negroponte, trata-se d'um duelo mesmo):

"Eu tive em casa um videocassete muito inteligente, com reconhecimento de voz e um conhecimento de mim quase perfeitos. Eu podia pedir a ele que gravasse programas dizendo-lhes seus nomes e, em alguns casos, até supor que ele o faria automaticamente, sem que eu precisasse pedir. Então, de repente, meu filho foi para a faculdade."

...

"Um cachorro é capaz de reconhecê-lo pelo seu jeito de andar a uma distância de mais de cem metros, ao passo que um computador nem sequer sabe que você está diante dele. Quase todo bicho de estimação sabe quando você está bravo, mas um computador não faz a menor idéia. Até um filhotinho de cachorro sabe quando fez algo errado: os computadores não."

"O desafio para a próxima década não é apenas oferecer às pessoas telas maiores, melhor qualidade de som e um painel gráfico de comando fácil de usar. É fazer computadores que conheçam o usuário, aprendam quais são suas necessidades e entendam linguagens verbais e não verbais. Um computador deveria saber distinguir "Kissinger" de "kissing her", não por ser capaz de identificar a pequena diferença acústica, mas por compreender o sentido. Isso seria uma interface bem projetada."

"O fardo da interação hoje em dia recai todo nos ombros do homem. Algo banal como imprimir um arquivo pode tornar-se um exercício estafante, mais parecido com vodu do que com um comportamento humano respeitável."


(Págs. 83 e 84)

10 anos se passaram e praticamente nada mudou. O reconhecimento de voz teve alguns ensaios promissores (lembram-se do ViaVoice, da IBM?), mas estacionaram. Alguns celulares são acionados por voz, mas isso é nada perto da proposta de Negroponte. A MS é estranhamente 'muda' quando o assunto é 'voz'. Recentemente divulgava uma maravilhosa descoberta do seu centro de P&D: ícones que 'corriam' em direção ao mouse numa operação 'arrastar/soltar'. Seria útil em telas grandes! Pode?

0 responses to "graffiare speciale #02"

Leave a Reply