Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

O graffiare speciale vai comemorar os 10 anos da 1a edição de "A Vida Digital" (Being Digital) de Nicholas Negroponte. Depois do comentário sobre gurus aproveitei a oportunidade para relê-lo. Comprei a 1a edição em BH, em 95 mesmo. A visão de Negroponte é impressionante. Suas "profecias" constrangem. Deveria ter carregado o livro na minha pasta desde então. hehe

A tal 'homenagem' será uma apropriação indébita d'alguns trechos do livro. Recomendo sua leitura. São só 200 páginas. A leitura é fácil. E muito do q ele fala (particularmente sobre interfaces) AINDA está por vir. Custa só 38 contos. (Não é jabá, eu juro).

Vamos lá:

"Costumo perguntar às pessoas se elas se lembram daquele livro de Tracy Kidder, 'The Soul of a new Machine'. Pergunto, então, a alguém que o tenha lido se é capaz de lembrar-se do nome do fabricante do computador em questão. Ainda não encontrei quem se lembrasse. A Data General (essa era a tal empresa), a Wang e a Prime - no passado, empresas ambiciosas e de alto crescimento - demonstraram total desinteresse pelos sistemas abertos. Lembro-me de ter estado à mesa de reuniões de diretoria nas quais as pessoas argumentavam que sistemas proprietários trariam uma grande vantagem em termos de concorrência. Aquele que conseguisse desenvolver um sistema que fosse ao mesmo tempo popular e único bloquearia a concorrência. Parece lógico, mas trata-se de um completo equívoco, e é por isso que as três companhias mencionadas acima, além de muitas outras, praticamente não existem mais. Essa é também a razão pela qual a Apple está atualmente mudando sua estratégia.

O conceito dos 'sistemas abertos' é vital, um conceito que exercita a porção empreendedora de nossa economia e desafia tanto os sistemas proprietários quanto os monopólios mais amplamente regulamentados. E ele está ganhando. Num sistema aberto, competimos com nossa própria imaginação, e não contra uma chave e uma fechadura. O resultado é não apenas um maior número de companhias bem-sucedidas, mas também uma gama maior de alternativas para o consumidor e um setor comercial cada vez mais ágil, capaz de rápidas mudanças e de um veloz crescimento. Um sistema aberto de verdade é de domínio público, está totalmente disponível na condição de uma fundação sobre a qual todos podem construir."


Negrito meu. Trecho surrupiado da Pág 47. Quanta elegância! 'Completo equívoco'!! hehe. Ainda não percebido por muitos... Daqui uns dias tem mais...

0 responses to "graffiare speciale #01"

Leave a Reply