... boa parte das inovações realmente relevantes para nossa área (TI) continuarão surgindo das pequenas ('Boas') empresas. A brincadeirinha com as 'Boas, Más e Feias' já tá meio desbotada. E as 'Más' seguem liderando o ranking de patentes registradas.
Mas eis que surge uma empresa relativamente pequenininha com um 'ovo de Bruneschelli*' daqueles: a Azul Systems lançará na próxima semana um NAP (Network Attached Processing) específico para aplicações J2EE (Java 2 Enterprise Edition). Ok, acho que a sigla NAP nem surgiu ainda. Artigo da JavaWorld evitou utilizá-la para apresentar o novo conceito.
Conceito que é semelhante ao do NAS (Network Attached Storage). Trata-se da 'virtualização' (no meu ponto de vista radical) da camada de aplicações. O uso de processadores 'especialistas' em Java promete ganhos de performance bastante representativos. Mas o grande apelo é o uso mais racional dos recursos de processamento.
A Azul deve entregar versões para IBM Websphere, Bea WebLogic e JBoss logo na primeira geração do produto. A IBM Global Services se apressou em fazer uma 'parceria estratégica' com os caras.
E a Sun, que é "dona" do Java, fabricante de chips e servidores e doida pra vender 'utility computing' não pensou nisso?
* Questão de Justiça: segundo Domenico de Masi, foi o arquiteto/engenheiro italiano Bruneschelli quem colocou o ovo em pé. Colombo surrupiou a idéia, não pagou direitos autorais e ainda levou toda a fama.
O Graffiti mudou!
Visite a nova versão em pfvasconcellos.net
0 responses to "Enquanto as 'Más' permitirem..."
Leave a Reply