Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Softex, MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e Unicamp acabaram de publicar uma extensa pesquisa sobre a utilização de Software Livre / Código Aberto (SL/CA) no Brasil. Com 80 páginas, a pesquisa traça perfis tanto dos desenvolvedores (profissionais e empresas) quanto dos usuários. Bem elaborado e muito bem apresentado, o estudo deve servir como referência até mesmo para quem 'joga no outro time'.

Dada a extensão da pesquisa e nível de detalhamento de algumas informações, não consegui digerí-la por completo - ainda. Mas já dá pra destacar alguns dados bem legais. Por exemplo, a motivação dos desenvolvedores para desenvolver SL/CA:

. 49,2% - Desenvolver novas habilidades
. 46,4% - Compartilhar conhecimentos
. 34,1% - Resolver problema sem solução com proprietário
. 31,1% - Software não deveria ser proprietário
. 30,8% - Participar da Comunidade SL/CA

Em três das cinco razões mais citadas aparecem o desejo de APRENDER e a vontade de COLABORAR. Para uma área que se caracteriza pela constante evolução, estamos demonstrando características de altíssimo valor. É interessante notar também que para 17% dos desenvolvedores a participação em projetos SL/CA melhora a Empregabilidade. Para 16,2% melhora a Reputação! Curioso, não?

Já os usuários justificam o uso de SL/CA apontando as seguintes motivações:

. 66,1% - Diminuir custos
. 63,3% - Desenvolver novas habilidades
. 49,4% - Facilidade/Flexibilidade das ferramentas
. 41,4% - Software não deveria ser proprietário
. 32,0% - Limitar o poder das grandes corporações

A obviedade da redução de custos continuará por um bom tempo no topo da lista de todos os usuários, independente do porte da empresa. Estranho os desenvolvedores não destacarem tal motivação. Afinal, ferramentas proprietárias utilizadas no desenvolvimento de sistemas custam 'o olho da cara'. Estranhei também o número de usuários (63,3%) motivados com o desenvolvimento de novas habilidades. Sinceramente não esperava tal razão. Ainda mais em segundo lugar na 'wishlist'! Os usuários praticamente empatam com os desenvolvedores (30,4% x 30,8%) em sua vontade de Participar da Comunidade. A pesquisa com desenvolvedores e usuários foi eletrônica.

Já as empresas (nomeadas no documento) participaram de uma pesquisa de campo. Abaixo os motivos para o desenvolvimento / uso de SL/CA (escala de Likert de 1 a 5):

. 4,36 - Redução de Custos (hw/sw)
. 3,71 - Maior Flexibilidade / Liberdade para adaptação
. 3,64 - Maior Qualidade (estabilidade, confiabilidade)
. 3,64 - Maior Autonomia de fornecedor
. 3,57 - Maior Segurança

Apesar de tantos depoimentos e artigos dizendo o contrário, as empresas valorizam sim a FLEXIBILIDADE / LIBERDADE para adaptação dos sistemas. Lógico que uma pesquisa mais ampla pode alterar tal número, que chamou a atenção. Finalmente a conclusão do documento, bastante sóbria:

"O SL/CA não é, a priori, bom ou mau. Assim, seria uma ingenuidade imaginar que os princípios originais que nortearam o software livre são alguma garantia de benefício social. Mais uma vez, isso deve ser analisado com o devido cuidado. Software livre, queiram ou não seus idealizadores, é hoje um negócio de alguns bilhões de dólares, com perspectivas de crescimento acelerado nos próximos anos. Mesmo organizações que surgiram na onda libertária provocada pelo Linux hoje transformaram-se em grandes empresas, com atuação global. Outras estão querendo percorrer a mesma trajetória."

0 responses to "Pindorama no Mundo do Software Livre"

Leave a Reply