Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

comentei brevemente a orgia que marcou o mercadão de TI nos últimos dias. O tema merece mais algumas linhas e palpites.

O McKinsey Quarterly cravou: "The high-technology sector displays all the characteristics of a mature industry overdue for restructuring: slowing growth, slim profit margins, fragmentation. Soon, price pressures and the changing behavior of customers will probably get consolidation going. Smaller companies will have to choose between being acquired or working within the sphere of larger vendors."

Dan Farber, em seu blog na ZDNet, segue na mesma linha: "if you don't get big fast, you will be left behind. If you are swift, small and innovative, you'll likely get scooped up by a big fish. Companies in the middle will have the hardest time surviving in the current consolidation phase."

Agora eu:

The Good: a grande maioria das inovações que balançaram nosso mundinho nos últimos anos (www, pda, google, napster, etc) nasceu em pequenas organizações. Apple, HP, MS e outras são o q são pq um dia foram pequenas notáveis (e/ou espertas). Patentes, copyrights e a orgia da consolidação podem criar um mundo mais chato, lento e feio.

The Bad: IBM, Oracle, MS e outras poucas realmente "grandes" estão certas. É mais fácil e rápido "comprar" do que "desenvolver" conhecimento. Mas tem que existir um limite. Particularmente a MS e a Oracle precisam rever, urgentemente, sua estratégia de P&D. Passei o ano criticando, particularmente a MS. É inadimissível que a montanha de $$ destinada prá pesquisa renda tão pouco. É vergonhoso que só o desafio d'um 'Google Desktop', por exemplo, faça a MS perceber que seu mecanismo de buscas é bisonho.

The Ugly: Saca aquela definição de classe média? "Rico demais prá ser considerado pobre, Pobre demais prá ser considerado rico". Aqui estavam/estão (!) Vantive, JD Edwards, Peoplesoft, Veritas, Symantec, Documentum, Xerox, Rational, Lotus... Pq são feias? Pq parecem opção de "empresa pobre". Pq seus usuários vivem a temer seu destino inevitável: virar comida d'um peixe maior. Primeira reação imediata ao violento movimento de consolidação: esse pessoal não fecha mais uma única venda! Todos morrerão de medo de comprar uma "tecnologia" que pode morrer horas depois do pedido colocado. Feia é pesado? Então pode chamá-las "bonitinhas" (aquelas feinhas simpáticas).



A lógica "Boa, Má e a Feia" se aplica em terras tupiniquins? Não. Mas trato disso semana q vem...


...ps nada a ver: a ressaca (ainda) tá brava!

2o ps nada a ver: eu citando um bang-bang spaghetti???

0 responses to "The Good, the Bad and the Ugly"

Leave a Reply