Achou o nome do evento meio contraditório? Por mais que muitos ainda não acreditem, o mundo do Software Livre está cada vez mais ligado ao mundo dos Negócios. E vice-versa. E o OSBC, que começou ontem em San Francisco, é só mais um precioso sinal.
Mereceu certo destaque o 'keynote speak' do Schwartz (Sun): "somos 'muy amigos" do mundo do Software Livre"; "vamos ajudar as nações em desenvolvimento"; "GPL e a licença Mozilla são enganosas"; etc etc. Dan Farber, da ZDNet, manda bem: afinal, como flutuará a balsa da Sun?
Mais legal, objetiva e provocadora foi a apresentação de Larry Augustin, CEO da Medsphere (quem?). Ele disse, em outras palavras, que chegou a hora do mundo do Software Livre subir um degrau: elementos de infra-estrutura já estão, de certa forma, consolidados; inicia-se então a era das Aplicações Comerciais. Além do OpenVista, produto da Medsphere para a área médica, Larry citou como exemplos o Compiere (ERP+CRM que já está recebendo esforços de tropicalização); SugarCRM; e o Asterisk (sistema de controle de PBX moderninho que já sabe lidar com VoIP e afins).
Larry reconhece que são os primeiros passos de uma longa jornada. Mas, didático, ensina 6 regrinhas que devem facilitar a identificação de oportunidades no mundo do Software Livre:
(1) Look at heavy applications that are traditionally a big expense and take years to implement. These include, CRM, ERP, PBX, and EHR (electronic health records);
(2) The presence of big proprietary traditional competitors with big upfront software licensing fees that make it hard to get started;
(3) A large, enthusiastic free user base so you don't have to spend a lot of time educating them and the market about what you are doing, giving you sales leverage;
(4) An enthusiastic developer ecosystem--you have a community of people that participate in some way;
(5) There is a big enterprise market opportunity: for healthcare, the market is to grow to $25B IT market by 2007;
(6) You have a big under-penetrated SMB market opportunity.
Mais um trecho, surrupiado da ZDNet:
Augustin then gave two drivers for the next wave of open source. The first is developer interest. He said that applications give fodder for the next generation of developers looking for a new challenge. "They're not going to build Linux again," he said. The second reason is that the traditional enterprise software model is broken (long sales cycles, expensive, inaccessible to SMBs, etc.). He said that 76% of new license revenue today goes to sales marketing, pointing out the irony that vendors are charging customers to convince them to buy their software.
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