Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Na minha sequência de "profecias" para o biênio 2005/06 eu escrevi (enigmaticamente): "Olharia com desconfiança para HP e Sun". Pouco depois a Carly despencou (longe d'eu puxar algum mérito nisso). Desde então o Schwartz tenta desesperadamente vender o único item de seu portfólio que pode significar sobrevida (para a Sun): aluguel de recursos computacionais por US$1 a hora (também não tenho nada a ver com isso).

Ontem (ter, 29/mar), numa hora pra lá de imprópria (almoço), eu arrisquei outros chutes: ou a HP compra logo a Sun ou a IBM irá fazê-lo. Torço pra segunda, desde que ela seja coerente: torne o Java 100% Software Livre. Aí, entre garfadas desconfiadas me perguntaram: why? Uai...

Para a HP pode significar a recuperação de um mercado muito mal-tratado pela Carly: servidores RISC e sistemas operacionais Unix-like. Um combo "HP-UX + Solaris" parece bastante robusto (tecnologicamente e mercadologicamente falando). Uma estratégia correta (que passa pelo abraço definitivo do mundo do Software Livre) pode estancar a hemorragia que drena em ritmo alarmante o market-share de ambos os sistemas. Outra oportunidade é o desenvolvimento de uma nova geração PA/SPARC. Se demorarem muito, só existirão 3 players no mercado de CPUs: Intel, AMD e IBM (com Apple, Toshiba e Sony).

Já para a IBM a aquisição seria muito menos significativa. Basicamente só o parque instalado de máquinas Sun (que ainda é MUITO grande). E, é claro, a posse definitiva do Java (marca, tecnologia e processo). Só que aqui a jogada seria só política (mesmo): há quase 1 ano a IBM implora para a Sun tornar o Java 100% software livre. Pegaria muito mal se ela não o liberasse tão logo a aquisição se concretizasse.

Chutes & Chutes: não valem nada, a não ser os (etílicos) debates que podem gerar.

De concreto: a HP acaba de confirmar que seu novo CEO é Mark Hurd, um cara com 25 anos de NCR. Tudo indica uma postura conservadora demais. Copiando o Gartner: 0,02 é a probabilidade do Hurd chegar gritando: vamos comer a Sun!!!

Acabo de ficar ainda mais desconfiado do futuro da HP.

0 responses to "2 Cabeças, 2 Problemas: Mesmo Destino?"

Leave a Reply