Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

A SAP quer tornar o Netweaver uma plataforma de desenvolvimento aberta para parceiros. Deve disponibilizar um SDK (Software Development Kit) em conjunto com um processo que deve copiar as boas idéias do JCP (Java Community Process) e do Eclipse. O cronograma parece não estar definido mas, na minha opinião, a SAP tá atrasada uns 5 anos, no mínimo.

É fato que ERPs, CRMs, SCMs e afins formam uma 'nova' camada na infraestrutura de TI das organizações. É raríssimo ver hoje um projeto de desenvolvimento que não utilize, de alguma forma, tais aplicações como 'fundação'. É certo que boa parte dessas iniciativas é um tanto pobre, por uma série de fatores: a falta de visão de uma ARQUITETURA, a inexistência de SDKs e de modelos abertos são os principais.

Mas a SAP demorou muito para perceber tal demanda. Ela possui cerca de 25 mil usuários no mundo todo, a maioria de grande porte. Mas quanto estas empresas já caminharam sem a 'abertura' e 'consentimento' da SAP? Quantas aplicações compostas (ou Meta-aplicações) já foram desenvolvidas em cima do R/3?

De qq forma, taí a resposta da SAP para a (aparentemente) inevitável adoção de SOA (Services-Oriented Architecture) pelas empresas. Creio que as outras grandes (Siebel e Oracle) seguirão caminhos semelhantes. Saca só o mantra:

"Opening it up is a subtle way to get customers to begin investing again."

Espero que a motivação dos clientes não seja a simples manutenção das 'sagradas vacas leiteiras' dos últimos anos.

0 responses to "SAP: Uma 'Nova' Plataforma de Desenvolvimento?"

Leave a Reply