Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

No início os projetos de Enciclopédias eram esforço de um homem só. Aristóteles exemplifica bem o modelo. Depois, desde antes de mil e pedrinha até o final do século XX vigorou o modelo de equipes de especialistas. A Encyclopædia Britannica é o melhor e maior exemplo deste período. Desde o final dos anos 90 a Britannica fatura mais com assinaturas Web do que vendendo seus pesados livros. Mas a forma de atualização da enciclopédia não mudou muito.

Eis que entra a 3a geração, representada pela Wikipedia. Como nos projetos de Software Livre, trata-se de um esforço voluntário que desconhece localização, classe, especialidade, formação. Vale a Contribuição.



O que muita gente não sabe é que a Wikipedia é só a ponta do iceberg. Sob o 'guarda-sol' da WikiMedia, há vários outros projetos: dicionários, diretório de espécies, livros, notícias e um repositório de mídia Livre (Creative Commons). Há também o WikiQuote, coletânea de frases famosas, citações, provérbios. Belíssima fonte para meus Graffiares e para o novo Scratchs, do BlueNoir.

O que muita gente precisa saber é que a Wikipedia é mais que uma fonte "gratuita" de informações. Trata-se de um modelo que nos permite ser bem mais que meros "consumidores" de informações. Extenso artigo da Wired mostra porque a Wikipedia funciona. E porque ela veio para ficar.

Faltou dizer: toda a infraestrutura de software que segura os projetos da WikiMedia são baseados em Software Livre (MediaWiki). Precisava?

0 responses to "Wikipedia: A 3a Geração das Enciclopédias"

Leave a Reply