Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Não, não é o Brasileirão. Há tempos esperava por algo parecido, mas não, também não é/será o Mundial de Fórmula 1. Também não serão os bilionários campeonatos europeus de futebol, ou a Eurocopa que rola ano que vem. O melhor torneio do biênio 2007/2008 tá rolando longe das massas, mas afetará a vida de todo mundo (que interage com micros, mais precisamente com a Web).

Desde que o Graffiti nasceu sou meio obcecado pelo tema: Tecnologias para a criação de interfaces Web. Já tem um tempinho que não falo nada. Estava só observando a maturação do AJAX, o ocaso do Workplace (IBM), o nascimento do Silverlight, os sustos da Sun e a consolidação do casório da Adobe com a Macromedia.

Ok, o Workplace é um estranho no ninho acima. Acontece que lá atrás, logo depois de seu lançamento, eu coloquei algumas fichas nele. Acontece que a IBM parece não gostar mais desse tipo de coisa (investimento em pesquisa, particularmente em software). A base do Workplace é o Eclipse. Atualmente ele é oferecido como um substituto do Lotus Notes. Só... ou quase só. Mas não importa. Vamos estreiar o "quadrante pichado" para dar uns chutes:

O Silverlight acabou de nascer. Como diz a lenda, as coisas na MS começam a funcionar só na versão 3. Acontece que não vai dar tempo. Mais grana mal gasta em Redmond. Eu disse, lá em jan/05*: briga pra comprar a Macromedia. Agora não adianta chorar.

O AJAX não é de ninguém. Então é de todo mundo. A Google o adora. Até lançou um kit de desenvolvimento para ele, o Google Web Toolkit. Aliás, todo mundo o fez. Talvez seja por isso mesmo que ninguém coloca a mão no fogo de vez. Google colocou? Que nada.. rola um boato quente que ela anda interessadíssima na Adobe.

Um movimento que jogaria a Sun (de novo!) no colo da MS. Coitada da Sun. Tem Java em tudo quanto é canto. Mas ainda não faz grana legal com ele. Deveria aprender um pouco do "efeito por causa de", mas essa é outra história. Pela enésima vez a Sun vai lançar algo especial para interfaces. E o Java 7 deve ser bem mais leve e inteligente e coisa e tal. Seguirá faltando alguma coisa...

Uma coisa que a Macromedia (sem querer?) desenvolveu e a Adobe papou: ubiquidade sem estardalhaço, portabilidade sem dor, presença sem briga (ainda) com a MS. O Flash tá em mais de 90% dos computadores ao redor do globo! O Flash é multimídia fácil (Youtube!). O Flash é elegante e relativamente leve. IMHO, o Flash só tem um probleminha sério: é proprietário. Mas não importa: ele tá na frente nessa bela corrida.

Quem corre por fora ou tem condições de influenciar (a la Edilson) o resultado? Apple e Google. A primeira falando sério sobre o padrão que adotará nas futuras versões do iPhone, iPods e Macs. A segunda decidindo se casa (com a Adobe) ou deixa a fila andar.

.:.

Hmm.. ok, fui bem nerd em minha escolha. É claro que o campeonato de F1 (tanto 2007 quanto 2008) será bem mais divertido. Mas a corridinha aí tem seu apelo sim. E, como eu disse, afeta mais gente que qualquer bicampeonato do Massa.

* Ok, muitas varadas n'água em minhas previsões. Não imaginei a aquisição da Macromedia pela Adobe. Mas acertei no enredo (na importância de ambas). E sigo acreditando que dificilmente elas seguirão... "virgens". Google? Quem sabe. Mas se eu morasse em Redmond não gostaria nem de imaginar tal possibilidade.

0 responses to "O Melhor Campeonato de 2007/2008"

Leave a Reply