Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Foi isso que vi nos comentários em algum lugar: que o Ubuntu é um Linux for Dummies. Se bobear, vai aparecer algum tupiniquim falando que é um "Linux pra mulherzinha". Atiram para denegrir e acabam destacando o ponto mais forte do Ubuntu: é fácil! Até o desastrado do Adrian Kingsley-Hughes (ZDNet) apareceu confessando: a versão 7.04 (Feisty Fawn) é "bonita, sólida, rápida e robusta". E disse mais: é mais fácil instalar o Ubuntu do que o Windows!

Disse pouco: não reparou que no novo processo de instalação há um "facilitador" para quem quiser sair do Windows. Chega a apresentar as contas de usuários e solicita que o usuário indique quais ele deseja importar. Não testei, mas será que ele importa até as senhas? Wow!!

Adrian fala que a instalação é meio lenta. Tá comparando com o quê? Porque, no Ubuntu, não é instalado só o sistema operacional. Tem um Office completo, o Gimp (Photoshop livre), uma série de ferramentas multimídia, uns 10 joguinhos, etc etc. Se for comparar de verdade, garanto que é metade do tempo que se leva para instalar a mesma coisa no Vista. Se não for menos.

Tenho só 4 dias de Ubuntu. É a primeira vez que não uso o Kubuntu. Resolvi experimentar o Gnome. Resumo da ópera: que experiência mais agradável! A documentação já está toda atualizada. A performance parece ter melhorado bastante. E as gambiarrinhas mínimas agora fazem parte do pacote. A mais notável: o NTFS-3g (que permite a escrita em discos NTFS) agora faz parte da distribuição.

Já dá pra correr o risco de dizer: desde o OS/2, o Windows não tinha um concorrente tão forte. (Sorry MacManíacos, mas teu nicho é outro).

0 responses to "The Linux for Dummies"

Leave a Reply