O último post destaca a vantagem das empresas ligeirinhas. Mas Esopo nos ensinou, há uns 2600 anos, que tartarugas inteligentes são melhores que lebres febris.
O assunto agora não são as marcas bilionárias. Tô falando do sossegado e nebuloso mercado tupiniquim. Semana passada estourou uma notícia chata: os irmãos RM anunciaram sua saída da Totvs (Microsiga) cobrando uma dívida de R$ 3 milhões. Questão para ser debatida num fórum que não tem nada a ver com o Graffiti.
Mas duas outras notícias merecem destaque: a Datasul comprou, em uma semana, duas pequenas empresas: A Próxima, especializada em soluções para o agro-negócio, e a Ilog, especialista em e-learning. Aquisições curiosas?
De certa forma combinam com uma estratégia sugerida por aqui: "comprar pequenas empresas tupiniquins, altamente especializadas". Na época passei a dica, gratuitamente (hehe), para a Totvs. Questionava aquela acumulação de ERP's que ela promoveu com a compra da RM e da Logocenter. Creio que um portfólio mais diversificado faz mais sentido - abre mais portas. Possibilita, principalmente, que a empresa tire mais grana da mesma carteira de clientes. Aumenta sua participação "no bolso" da freguesia.
A Datasul parecia paradinha. Chegaram a falar que ela seria a próxima aquisição da Totvs. Deu uma de tartaruga e, pelo jeito, pegou um caminho mais promissor.
O Graffiti mudou!
Visite a nova versão em pfvasconcellos.net
0 responses to "Morosas & Certeiras"
Leave a Reply