Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

O último post destaca a vantagem das empresas ligeirinhas. Mas Esopo nos ensinou, há uns 2600 anos, que tartarugas inteligentes são melhores que lebres febris.

O assunto agora não são as marcas bilionárias. Tô falando do sossegado e nebuloso mercado tupiniquim. Semana passada estourou uma notícia chata: os irmãos RM anunciaram sua saída da Totvs (Microsiga) cobrando uma dívida de R$ 3 milhões. Questão para ser debatida num fórum que não tem nada a ver com o Graffiti.

Mas duas outras notícias merecem destaque: a Datasul comprou, em uma semana, duas pequenas empresas: A Próxima, especializada em soluções para o agro-negócio, e a Ilog, especialista em e-learning. Aquisições curiosas?

De certa forma combinam com uma estratégia sugerida por aqui: "comprar pequenas empresas tupiniquins, altamente especializadas". Na época passei a dica, gratuitamente (hehe), para a Totvs. Questionava aquela acumulação de ERP's que ela promoveu com a compra da RM e da Logocenter. Creio que um portfólio mais diversificado faz mais sentido - abre mais portas. Possibilita, principalmente, que a empresa tire mais grana da mesma carteira de clientes. Aumenta sua participação "no bolso" da freguesia.

A Datasul parecia paradinha. Chegaram a falar que ela seria a próxima aquisição da Totvs. Deu uma de tartaruga e, pelo jeito, pegou um caminho mais promissor.

0 responses to "Morosas & Certeiras"

Leave a Reply