Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Tá ficando bem óbvio o que acontecerá nos próximos 2 ou 3 anos. Cada vez mais nós iremos baixar filmes e programas de TV através da Internet, alterando assim nossos padrões de uso. Ao invés de usar algo entre 1 e 3 gigabytes por mês, como é a média dos últimos anos, passaremos a movimentar até 3Gb por dia -- um aumento de 30X que criará considerável carga aos provedores de acesso (ISP's). Eles terão a opção de aumentar sua capacidade, o que matará sua lucratividade, OU então fazer acordos com data centers locais da Google.

Vendo a Google como única alternativa contra a falência, os ISP's assinarão tais acordos, transferindo para ela grande parte do valor de seus assinantes. A Google atuará como um imenso servidor proxy para a Internet. Nós não saberemos quando estamos acessando a Internet ou a Google mas, por questões práticas, isso não fará diferença. A Google se tornará a nossa empresa de telefonia, nossa fornecedora de TV a cabo, nosso aparelho de som e nossa filmadora digital. Logo não conseguiremos mais viver sem a Google, que terá marginalizado os ISP's e assumido boa parte da grana que gira nesse mercado - algo em torno de US$ 1 trilhão - o que faz com que o valor atual as ações da Google (US$500) esteja 8 vezes abaixo do que ele pode ser.

É um grande plano, mas será a Google consegue realizá-lo? Sim, eles podem.

- Robert X Cringely (no artigo da última sexta, em inglês).



Há tempos não pintava uma nova Grande Teoria sobre a dominação do mundo pela Google. Surrupiei só os parágrafos finais do artigo do Roberto X. Muita especulação, mas todas motivadas por fatos que ele coletou e enumerou no início do artigo: parece que a Google é a empresa que mais tem fibra ótica no mundo - mais do que qq Telco. E a Google estaria montando data centers em locais 'pouco prováveis'. Num dos chutes, Roberto X diz que a Google estaria dimensionando cada servidor para atender apenas 40 usuários! E cada data center desses tem capacidade para 100 mil servidores!

Hehe.. adoro Planos de Dominação Total.

1 response to "graffiare #390"

  1. Eu não tenho dúvida alguma de que, mais cedo ou mais tarde, o Google dominará o mundo...rs!!!

    Abraços.

    Nelson Biagio Jr

Leave a Reply