Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Nussa. Anteontem eu publiquei aqui a visão bem jurídica, mercadológica e sensata do brasileiro Dr. Joaquim Falcão sobre 'pirataria'. O foco ali é a forma como grandes 'proprietários' de 'capital intelectual' tratam nações pobres. Mas o bicho pega lá em cima tbém, envolvendo países Top10 em todos os indicadores de desenvolvimento e riqueza.

O John 'fud' Dvorak faz uma análise bastante dramática e temerosa das prováveis consequências de um endurecimento no combate aos piratas - particularmente aos piratas europeus.


Desenho surrupiado do blog do Dvorak.

Os temores do vovô Dvorak, em linhas gerais: a molecada de hoje é diferente de todas que o mundo já enfrentou. Eles sabem que os donos de gravadoras (e afin$) voam em jatinhos particulares, com bolsos recheados de dólares. Estão cansados de ver rappers e vários artistas "instantâneos" torrarem grana com as coisas mais absurdas do mundo. Vêem diariamente em TVs e revistas as mansões, o estilo de vida perdulário de algumas celebridades etc etc.

Essa molecada pode não receber passivamente a prisão de vovós e netos-moleques que baixaram algumas musiquinhas. Essa molecada pode se rebelar caso os EUA repitam a ameaça de colocar um país na lista negra da OMC (Organização Mundial do Comércio) pq ele não aceita ou não pode (por questões jurídicas) fechar determinado 'serviço'.

Em suma: o conselho do Dvorak para os barões e falcões: não comprem briga com a molecada. Eles vencerão!




Agora, pensa bem: quanta diferença né? Enquanto pessoas como o Dr Joaquim Falcão tentam ser construtivas, um cara influente como o 'tio sukita' Dvorak só consegue pensar em medo. E transmitir medo, ameaças.

Sei que o tripé 'software + música + hollywood' tem uma importância muito grande na economia estadunidense. É óbvio que a chamada 'pirataria' os afeta mais que 100 anos de sanguessugas. Mas será que a única solução que eles conseguem pensar é a repressão? O mesmo tipo de repressão que torrou bilhões de dólares para combater as drogas sem sucesso nenhum?

Outra questão: o Dr Joaquim Falcão fala que se o preço (de um CD, por exemplo) for compatível com a realidade financeira do país, o povo compra. Mas o Dvorak tá falando principalmente da Suécia!

Me desculpem a péssima qualidade do texto: tô com uma baita dor de cabeça, mas agora quero terminar o que comecei. Mas tô estranho hj. Seguindo:

Apelei para o World Factbook da CIA: PIB per capita do Brasil: US$ 8400. Da Suécia: US$ 29800.

Uai.. se o povo de lá pode comprar, pq não o faz?
Será só molecagem?

IMHO (em minha humilde opinião), acho que não. Alguém aí já viu uma gravadora (por exemplo) oferecendo a discografia completa d'uma banda em formato MP3, numa caixinha bonitinha, com encartes bonitinhos? Quantos produtos bem sucedidos já existem hj na Web e não possuem um equivalente 'comercial'/oficial? Vc tem idéia?

Não é só molecagem não. Assim como a pirataria também não é resultado apenas da falta de grana. É também o medo de mudar. E uma impressionante falta de visão.

Dvorak conclui seu texto dizendo que a briga seria vencida pelos moleques. E então as mudanças seriam inevitáveis. Que coisa!


Tags:graffiti

0 responses to "All Hells Breaking Loose"

Leave a Reply