Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Deu no ComputerWorld:

"Temos recursos disponíveis, mais do que o investido no negócio da RM Sistemas, para continuar com nosso processo de consolidação", conta o executivo [Laércio Cosentino], que também acredita que pode aproveitar o período que a SAP e a Microsoft levarão para se fortalecer como fornecedores de sistemas de gestão para pequenas e médias empresas para alcançar a liderança absoluta no setor. "Acredito que no longo prazo esse será um mercado de poucos fornecedores, que ainda haverá muitas fusões, que algumas empresas desaparecerão e outras talvez surjam A única certezo que tenho, porém, é que a Microsiga estará lá", completa Cosentino.

É bom lembrar que a Datasul não deve ser a única alternativa analisada por Cosentino. Durante a entrevista, o executivo mostrou que conhece muito bem todos os fornecedores de ERP no Brasil e citou, pelo menos duas vezes, as empresas Benner e Senior Sistemas.


Repito o que escrevi aqui logo após a aquisição da RM:

... "deve estar chegando a hora de olhar para fora, e tentar incorporar algumas pequenas (e criativas!) empresas gringas. Chile, Argentina e México, além dos EUA, devem ter boas opções. Estratégia 'SuperSizeMe' que se preza é arisca e audaciosa. E internacional por obrigação."

O 'sanduba' Totvs tá repetitivo demais. Criativo de menos. Com a grana que se compra uma Datasul dá pra comprar um monte de empresas menores, mais promissoras. Ou seja, mais 'nutritivas'. Consultoria de graça pro Laércio*: segue pequena lista de sugestões:

Uma última coisa. A Microsiga mantém um 'ecossistema' bastante curioso. Vários ex-colaboradores formam micro-empresas prestadoras de serviços relacionados ao ERP. Não é um relacionamento normal/formal, como o da SAP com as consultorias que instalam e customizam seus produtos. A Microsiga tenta abocanhar a fatia de serviços (normalmente mais generosa/lucrativa), mas sua política de preços abre espaço para vários players de mínimo porte. Se ela quiser de fato atuar no mercado de serviços, deveria cogitar também a aquisição de uma empresa especializada. De médio porte. Não vou sugerir nomes, mas tem um monte por aí. Algumas são puro RH, mas é isso mesmo.

Opa.. as sugestões ficaram caras? Não mandei o Laércio dizer que tá com grana...




Update: São quase R$300 milhões em caixa. Até que dá pra fazer um estrago...




* Lembranças: foi com um livro do Laércio, de meados dos anos 80, que comecei a aprender dBase II. A única coisa que me lembro, vagamente, é de uma citação. Sorry.. não tenho certeza de que se trata de uma frase do Mário Palmério. Diz mais ou menos o seguinte:

"Os inimigos é que são úteis. Aliás, se eu morrer sabendo que tenho mais inimigos do que amigos morrerei muito feliz."


Tags:graffiti

0 responses to "Totvs:: Uma Dieta pouco Saudável"

Leave a Reply