O Google anunciou ontem a liberação de uma série de novos brinquedinhos. Ainda não deu tempo de dissecar todos (e o GDesktop4, por enquanto, não pousará em minha máquina). Mas vou destacar aqui duas ferramentas bem legais.
O Trends permite um mergulho na imensa base de dados do Google. Saca só o gráfico abaixo:
Fiz só uma consulta besta, comparando volumes de buscas e notícias de quatro empresas mais ou menos relevantes em nossa área. Hehe. Mas o Trends pode virar uma ferramenta bem legal para 'coolhunters', reconhecedores de padrões e afins. A conferir.
Mas o lançamento que mais me chamou a atenção foi o Google Co-op. Em sua página principal ele é apresentado de maneira singela:
"Google Co-op is about sharing expertise. You can contribute your expertise and benefit when others do the same. Help other users find information more easily by creating 'subscribed links' for your services and labeling webpages around the topics you know best."
E sincera:
"This is a work in progress, but even in its early stages, Google Co-op has the potential to let you contribute your expertise to the overall goal of making information more discoverable for everyone."
Quem já leu "A Busca", do John Battelle, sabe exatamente do que se trata. Vou surrupiar um trechinho do livro:
"Mas a busca perfeita irá exigir mais do que ubiqüidade, seqüências de cliques e personalização. O vasto corpo de informações hoje à nossa disposição frequentemente não tem significado a menos que seja etiquetado de alguma forma - identificado de maneira tal que as ferramentas de busca possam compreender sua lógica e servi-lo para nós."
A 'web semântica' é o último passo na longa viagem da construção de uma Busca Perfeita. Os passos anteriores, Ubiqüidade, Sequências de Cliques e Personalização, pelo visto, já foram satisfeitos pelo Google. Ou, no mínimo, já estão encaminhados. Faltava um 'del.icio.us' para o Google. Faltava.
Mas se trata de um desafio imenso, impressionante mesmo. Creio que os melhores algoritmos podem ajudar em 20% do trampo. O Google, com o Co-op, reconhece que boa parte do trabalho de 'etiquetagem' terá que ser executada por nós, pobres mortais. Belo desafio que merece ser acompanhado de perto.
Quer saber pq? Vc conhece alguma empresa que tenha míseros 10% de seus dados devidamente etiquetados? Pois é. Há tempos adiamos o trampo, imaginando que algum milagre tecnológico (Google?) um dia possa ordenar e dar sentido para nossas bases de dados. O Co-op parece ser a gota que faltava para as empresas começarem a pensar o quanto antes no trabalho (meio) sujo que precisa ser feito. Ou então continuarão se enganando, pensando que aquelas maravilhosas ferramentas de BI farão a mágica de responder todas as questões dos inocentes usuários.
Como Battelle, vou encerrar citando Isaac Asimov ("The Last Question"):
"Todos os dados coletados tinham chegado ao fim. Não havia mais nada a coletar.
Mas todos os dados coletados ainda precisavam ser completamente correlacionados e reunidos em todos os relacionamentos possíveis.
Um intervalo eterno foi gasto fazendo isso.
E aconteceu que AC aprendeu como reverter a direção da entropia."
update: Um pequeno exemplo para ilustrar a urgência e a importância do Co-op. O Google conhece meu histórico. Aliás, sabe mais da minha vida digital do que eu mesmo. Ele sabe, por exemplo, que os 10 sites que mais visitei nos últimos tempos são:
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Mas, ao tentar "adivinhar" (via algoritmos) alguns de meus interesses ele só dá fora:
Principais consultas relacionadas às suas pesquisas:
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Enéas sem barba? Sport Recife!? Suzane von richthofen?!? Novo Celta?!?!?!?!
Eu nunca passei nem perto de tais assuntos. Aliás, quero distância.
Tudo bem, pode ter um 'bug' dos feios no algoritmo dos caras. Mas só quando conseguirmos 'dar sentido' para os bits é que este tipo de lista pode ter alguma utilidade. Até lá, vamos tagear, tagear e tagarelar...
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