Tem uns 10 anos que desenvolvemos 'sites' para "muito acesso". Muito acesso simultâneo. Lembro-me bem do sofrimento com um determinado site de votação, nos idos de 99-00. Ano passado duas companhias aéreas deram um novo show de falta de planejamento, demolindo seus servidores com promoções 'relâmpago'.
Agora é a empresa que se propôs a vender ingressos para o show do U2 em Sampa que tá dando um show 'fora-do-ar'.
Será que a gente não aprende? Será mesmo que nossa "ciência" é assim tão, digamos, 'inexata'? Ou será só incompetência mesmo?
Vou dar R$0,02 de contribuição (válida para sites pobres e arquiteturas idem):
- Coloque no site um contador de acessos qq, gratuito, como o Statcounter que uso aqui;
- Escreva um 'label' acima dele indicando ao visitante que se trata de uma senha;
- Peça para o visitante enviar um email colocando sua senha no subject e um número de telefone no corpo da mensagem;
- Contrate um serviço de telemarketing que, ao receber a senha, ligue para o visitante;
- Faça a negociação via telefone, pegando nº do cartão de crédito ou dados para débito em conta;
- Envie o ingresso (ou qq coisa q vc esteja vendendo) usando Sedex, Fedex ou qqex.
- Ir até o data center onde seus servidores estão colocados;
- (ah, não estão num data center? Tudo bem, pode pular para o próximo passo);
- Ajoelhe-se na frente deles (dos servidores);
- (ah, é um só? Tudo bem. Então ajoelhe-se na frente dele. De preferência sobre alguns grãos de milho);
- Repita 10x:
"Servidor nosso que estás no chão
Beatificado seja o vosso nome (desde que)
Venha a nós o nosso site
E sejam colocados os nossos pedidos
Amém!"
update (13hs): Pior q incompetência, só a desonestidade mesmo. Senão, vejamos:
- 25.000 acessos simultâneos
- Vamos supor que eles vendam 2000 ingressos por minuto
- Ou o U2 fica aqui a semana inteira (afinal, 360k ingressos já foram vendidos)
(180min x 25k acessos simultâneos (ou 2k ingressos/minuto)) - Ou faz um show aberto na Paulista
- Ou... deixa quieto. Não vale meu stress...
E ai PV, tá entusiasmado pela SOA humana hein ?? Ainda acho que é mais fácil botar um site de pé, e mais barato... eu particularmente prefiro um site lento que telemarketing.
Abraços, Braga.
Anônimo
1/16/2006 2:20 PM
Pô, vc não acha q eu falei sério quando sugeri aquele esquema de senhas 'a la' INSS, né? hehehe..
E acho que telemarketing (as is) não tem nada de humano. Só um bando de gente lendo scripts cuspidos por um.. adivinhe: Computador! Tem nada a ver com o q eu falei..
Mas é bem melhor q um site que não pára em pé!!!
Paulo Vasconcellos
1/16/2006 2:25 PM
Eheh, depois falam que é perseguição minha... o tal site do ticket usa W2K e IIS.
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.ticketronics.net
Braga.
Anônimo
1/16/2006 2:30 PM
Ainda bem q foi vc q falou. Já andam reclamando q eu bato d+ na MS... hehe.
Vou parar de bater nela e me concentrar naqueles que usam seus produtos, kuakuakua...
Paulo Vasconcellos
1/16/2006 2:35 PM