Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Não sou só eu que tem a certeza de que 'Arquiteto' é a 'profissão do futuro' no meio de tantas 'profissões do futuro' do mercado de TI. Brenda Michelson, que trabalha no Patricia Seylbold Group (aquela do "Clientes.com"), também acredita muito no crescimento da demanda e, principalmente, da importância desta 'nova*' figura.

Mas como ela é exigente!! Saca só a listinha "básica" que ela elaborou para qualificar um "Grande Arquiteto Corporativo":

  1. Is not afraid to make mistakes, and always learns from them.
  2. Knows one answer does not fit all problems. Understands any given problem may have many good answers.
  3. Builds a community to create an environment of compliance, rather than one of enforcement.
  4. Asks great questions that compel further discussion, research, collaboration and innovation.
  5. Makes smart compromises, never boxing himself/herself in.
  6. Doesn’t work on an island. Collaborates internally and externally. Researches opposite points of view.
  7. Considers technology in terms of business benefits, rather than the technological cool factor.
  8. Is equally effective in a leadership, collaborator, or follower role.
  9. Thinks holistically, yet acts pragmatically.
  10. Can innovate, simply.
E olha que nem vou citar os 'hard skills' e outras habilidades/qualidades listados por ela. Mas em seu texto Brenda reconhece que em algumas empresas as responsabilidades são divididas. Deveriam! Passou da hora de pararmos com essa mania de inventar 'super-heróis'. Já aconteceu com os Coordenadores de Projetos. Agora o mal paira sobre as cabeças de nossos futuros arquitetos: inventando certificações (que, dizem, custará cerca de US$10k!?!?!?) que testam super-poderes. Aliás, sobre certificações de arquitetos Brenda é direta:

"I don’t believe architecture certification can truly measure all of the dimensions of architecture talent, particularly the skills and traits. As well, many of the most talented (and successful) architects I know, do not have formal enterprise architecture training. Instinct, experience, and a good mentor are often the best training mechanisms."

Ela tá certa. Mas, como em outros gloriosos momentos de nossa curta história, esse papo de certificação será benéfico. Colocará a função (e sua necessidade) em pauta; ajudará a separar o joio do joio estragado; definirá piso e teto salarial; mostrará para um monte de gente que um projeto de TI não se faz (apenas) com coordenadores e analistas-programadores (sic10x).



* Nova é a atenção. A necessidade é tão velha quanto o ENIAC. O primeiro cara a falar dos 'systems architects' foi Fred Brooks, em "The Mythical Man-Month" publicado originalmente em 1975!!

btw, tô finalizando o artigo prometido.




0 responses to "O Super Arquiteto"

Leave a Reply