Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Seguindo na incrível aventura que se tornou a aquisição de um ingresso para o(s) show(s) do U2. O site segue "indisponível". Mesmo depois dos milhares de telefonemas, das inúmeras reuniões, da equipe SWAT e dos doloridos puxões de orelha. Mas hoje, mais calmo (e conformado), tentarei ser mais construtivo (afinal a 'oração do servidor nosso' não deve ter funcionado também):

  1. Há tempos empresas como Compuware e IBM oferecem ferramentas bem legais para testes de performance e carga. Agora a MS* incorporou ferramentas parecidas no Visual Studio (mas não dá pra confiar ainda). Há também algumas opções no mundo do Software Livre, como o OpenWebLoad. Ou ainda a tercerização dos serviços de testes.
    De qq maneira, o que é imperdoável é colocar um site no ar sem a menor noção de sua 'capacidade de carga'.
    *Obs.: quem não leu os comentários do post anterior perdeu uma informação 'venenosa' do Braga: o tal site está baseado em tecnologia MS: W2k + IIS.
  2. E, se foram realizados tais testes (o que eu duvido muito), faltou Gerenciamento de Riscos, um plano de contingência e... monitoramento! Algo igualmente irresponsável. Sorte deles que um show do U2 não é nada assim um ' serviço crucial' (apesar de raríssimo por essas bandas).
  3. Mas, como o Braga, eu e vários outros 'infelizes' já vimos por aí (em telcos, bancos e afin$), ferramentas de testes e serviços de monitoramento não 'curam' uma arquitetura ruim ou uma aplicação mal escrita. Não sei se é o caso (e prefiro não saber). Mas, da mesma forma que um "peixe morre pela boca", um "site morre em sua concepção original". Pena que muitos seguem aprendendo isso quando é tarde demais.

Tags:graffiti

0 responses to "Vivendo e não Aprendendo - Parte II : As Missões"

Leave a Reply