Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Pois é... falei tanto que a coisa começou a acontecer. Lógico q não foi pq eu falei ;) ... mas tá acontecendo!! Em dezembro 4 posts pintaram aqui no Graffiti pra falar sobre fusões mundo afora e em Pindorama: Espírito Natalino, Espírito Natalino pt 2, The Good, The Bad and the Ugly e As Boas, as Más e as Feias.

Me surpreende que o movimento já tenha começado por aqui: A Microsiga papou a Logocenter. Mais surpreendente ainda é o trecho abaixo da matéria do Hélio Gurovitz (EXAME, 16/Fev):

"De todos os casos que Cosentino (Microsiga) e Watzko (Logocenter) estudaram para montar seu acordo -- entre eles, a recente fusão entre PeopleSoft e JD Edwards e a posterior aquisição das duas pela Oracle --, aquele que ambos gostam de citar como exemplo é o da Ambev, empresa formada pela união de várias cervejarias brasileiras, capitaneada pela Brahma. Se vale a comparação, caberia à Microsiga o papel de Brahma do mundo do software. A união com a Logocenter -- que seria, guardadas as proporções, comparável à Skol -- coloca a empresa em posição de liderança para o próximo passo, a negociação com a segunda maior empresa brasileira do setor, a Datasul, uma espécie de Antarctica do software de gestão, cujo faturamento em 2004 foi de pouco mais de 280 milhões. "Não há ambiente para discutir o assunto ainda, mas gostaríamos de ser o consolidador, não o consolidado", afirma Paulo Sérgio Caputo, diretor corporativo de operações da Datasul. Tanto Microsiga quanto Datasul declaram que esse é o caminho natural para enfrentar o mercado internacional, exatamente como faz outra empresa de tecnologia que todos também gostam de lembrar, a Embraer."


Então: uma má (Microsiga) comprou uma feinha (Logocenter). Infelizmente tem sim a mesma lógica ORACLE+PeopleSoft e Brahma+Antarctica: estão comprando só participação de mercado. A fusão com outra má (Datasul) pode garantir posição privilegiada no mercado global? Balela. Só torna mais fácil a digestão por uma SAP ou Oracle da vida. É triste, mas é só isso mesmo. Só não ocorrerá se a clientela Microsiga+Logix+Datasul nunca interessar às Uglys. Pouco provável.

Outra coisinha que precisam entender: a EMBRAER desenvolve tecnologia! Investe pesadíssimo em P&D. Ah, e em processo de desenvolvimento também. Blz?

0 responses to "Fusão Tupiniquim"

Leave a Reply