Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Continuando a série especial que comemora os 10 anos do lançamento de "A Vida Digital", de Nicholas Negroponte. Como prometi no gs anterior, a série terminará na #10. Vamos lá:

"O futuro provável de todo e qualquer aparelho é transformar-se num PC reduzido ou incrementado. Uma das razões para que se caminhe nessa direção é tornar os aparelhos mais amigáveis, mais fáceis de usar e auto-explicativos. Pense um pouco em quantos aparelhos você tem (forno de microondas, máquina de fax, telefone celular) cujas funções (algumas inúteis) compõem um vocabulário gigantesco, o qual você não se deu ao trabalho de aprender apenas porque é demasiado difícil. É aí que o processamento embutido pode ajudar bastante, fazendo muito mais do que apenas garantir que o microondas não transforme seu queijo brie numa poça. Os aparelhos devem ser bons instrutores."

"A idéia do manual de instruções é algo obsoleto. O fato de os fabricantes de software e hardware os despacharem juntamente com o produto não passa de uma perversidade. Nada pode instruí-lo melhor sobre como usar a máquina do que a própria máquina. Ela sabe o que você está fazendo, o que acabou de fazer e pode até adivinhar o que você fará em seguida. Transformar essa consciência da máquina num conhecimento de suas próprias operações representa um passo pequeno para a ciência da computação, mas um enorme passo adiante e para longe do manual impresso que você nunca sabe onde está e raramente entende."

"Adicione-lhe alguma familiaridade com suas características pessoais (você é canhoto, tem problema de audição e pouca paciência com coisas mecânicas), e a máquina pode se tornar uma assistente muito melhor no tocante a suas próprias operações e manutenção do que qualquer documento. Os aparelhos de amanhã não virão com quaisquer instruções impressas (a não ser pelo 'este lado para cima'). O 'termo de garantia' deverá ser enviado eletronicamente para o fabricante pelo próprio aparelho, tão logo ele sinta que foi instalado de forma satisfatória."


(Trecho extraído das págs. 185 e 186 de "A Vida Digital", 1a edição brasileira)


Incrível como de 1995 pra cá parece que pouquíssimo mudou, não? Ainda mais relendo o "Vida Digital". Negroponte está certíssimo quando diz que, tecnicamente, sua proposta é muito fácil de ser implementada. Então pq nossos celulares ainda são acompanhados de manuais com dezenas de páginas? Preguiça ou falta de visão? Uma certeza: tem muita oportunidade boa aí! Nenhuma escondida. Ainda assim, muito boas!

0 responses to "graffiare speciale #08"

Leave a Reply