Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Gosto de lembrar que o debate "thin client X fat client" foi tema de meu primeiro post. De certa forma. Ali eu apresentei o Eclipse como uma nova alternativa, flexível o suficiente para funcionar 'magra' ou 'gorda', dependendo do gosto do freguês. A "fundação" Eclipse anunciará na próxima semana outra iniciativa neste sentido. Só pra lembrar: o Eclipse é portável. Roda em máquinas Win, Linux e OS X.



A MS embarca no debate com posição definida: Gorda! Afinal, como justificar o futuro Win, o tal 'Berrante'? Legal do post citado aí em cima é a lembrança de que o Javascript, tremendamente bem usado pelo Google (particularmente no GMail), pode oferecer eXPeriência de clientes 'gordos' em máquinas 'magras'.

O debate ainda vai render muitos posts. Há aplicações que (ainda) fazem mais sentido em clientes 'gordos'. Várias outras há tempos merecem bela dieta. Clientes magros são mais baratos, mais fáceis de serem gerenciados e tremendamente mais seguros.

Mas, sinceramente? Se eu fosse escrever uma aplicação nova hoje pensaria seriamente no framework oferecido pelo Eclipse. Além da portabilidade, o novo conceito de distribuição/atualização e a usabilidade (de cliente 'gordo') são fatores de peso! (outro trocadilho horrível!).

To be continued...

0 responses to "Entre o Gordo e o Magro"

Leave a Reply