Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Sacou o 'graffiare' de hoje? O chefão da IBM, Thomas Watson, e sua visão em 1943: "I think there is a world market for maybe five computers". Sabemos que a IBM virou a maior empresa de informática do mundo, apesar da 'visão' do Thomas. Mas, 50 anos depois, era uma empresa a beira da falência (nada a ver com Thomas). Em 1993 Lou Gestner assumiu a missão de salvá-la. Muitos diziam que seria impossível. Dois anos depois recebi um book da IBM chamado "IBM, in 10 words or less". Lou escreveu na introdução: "...for the first time in nearly 30 years, we have an opportunity to align virtually every part of IBM in a single direction. Network-centric computing has emerged as our integration strategy - the vision guiding our investments, products, services and our people". Sabemos que a estratégia funcionou. A IBM está numa situação confortável. E crescendo. A história da virada é fantástica e foi documentada pelo próprio Lou no livro "Quem Disse que os Elefantes não Dançam?".



Tudo isso pra comentar a demissão da Carly Fiorina. Ela não é mais CEO da HP. Foram 6 anos tentando ser o Lou de saias, mascarando o plágio sempre que possível. Achei que ela estava no caminho certo mesmo depois da aquisição da Compaq. Parecia a única empresa capaz de enfrentar a "liquidez" (nos 2 sentidos) da Dell. Parecia...

Carly matou muito produto bom da HP. Feriu outros tantos seriamente. Particularmente o HP-UX. E não colocou nada no lugar! Coloquei em minhas 'previsões' que a HP comprará a Novell ou a Red Hat ou ambas. Se Linux é sua aposta, é necessário um 'distro' Linux. Precisa sair de cima do muro e comprar briga. Apesar da queda da Carly mantenho a previsão. Afinal, não dá pra mudar muita coisa no curto prazo. É triste, mas a HP ainda é uma elefoa tentando aprender os primeiros passos da nova valsa.


ps: No documento da IBM, as 10 PALAVRAS eram: Vision, bits, mindshare, liquid, now, reach, open, invisible, edge, smart. Lou foi um visionário ou bom reconhecedor de padrões?

0 responses to "Sobre Visões e Elefantes que Dançam"

Leave a Reply