Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Sites de relacionamento já deram no saco (sorry). É muita coisa para administrar. Deixei o Orkut em quarto plano. Só não cometo o tal 'orkutcídio' porque tenho informações valiosas lá. Os aniversários de meus contatos, por exemplo. Como o iGoogle traz os lembretes, só acesso o Orkut quando recebo algum scrap. Caso contrário, ele vive no limbo. O Orkut tem um defeito de nascença, uma falha arquitetônica gravíssima em tempos de Web 2.0: não é extensível. Aliás, ele não é uma PLATAFORMA.

O Flickr é só um brinquedinho ocasional. Raramente deposito lá algumas fotos. Aliás, raramente tiro fotos. Mas ele me serve muito como fornecedor de matéria-prima. Sua seção de fotos Creative Commons é imbatível. E como o pessoal "tagueia" legal por lá, é relativamente fácil achar belas fotos com uso liberado.

É engraçado, mas raramente vejo alguém utilizar o Del.icio.us como um site de relacionamentos. Eu mesmo vivo esquecendo desta possibilidade. Mas acho que a falha é do Yahoo. Eles não sabem tirar proveito legal da combinação Portal (personalizável), Flickr e Delicious (acho que agora o nome é este).

Tem outro que uso (muito! - 16.500 faixas desde mai/06) mas não tenho nenhum "contato": a Last.fm. É fantástico e nada intrusivo. Ele "loga" tudo que ouço. E abastece dois dos meus blogs, além do meu novo (quase) vício: o Facebook.



Estou lá há poucas semanas. Aos poucos ele me forçou a acessá-lo, pelo menos, uma vez por dia. Ainda tenho só 14 contatos (sou um cara muito carente... pouquíssimas amizades.. :) hehe.. Mas não entendi porque ainda não aconteceu uma corrida louca do Orkut para ele. Será que é pq não está em português? Hehe.. tem gente gostando da "restrição". Mas o Facebook não corre o risco de virar um desfile de bullshitagens e spams. Ele tem umas travas legais. Tanto que o Mini-Microsoft teve que sair de lá (não pode ser anônimo nem atacar uma pessoa, grupo ou empresa). Ops.. será que corro risco? Não.. uso só o Graffiti para destilar pinga-venenosa... O Facebook tem outros fins.

Mas quais serão? Acho difícil ele alcançar o nível "profissa" do LinkedIn. Aliás, por falar nele, não entendi como nenhum grandão ainda não o comeu. O LinkedIn é ótimo para relacionamentos com fin$.

Mas o Facebook também pode virar. Afinal, ao contrário do Orkut, ele é uma PLATAFORMA. Pra lá de extensível. Todo dia pinta uma nova aplicação, desenvolvida por terceiros. Ou seja, o Facebook pode virar tudo. Ok, 95% das aplicações são bullshitagenzinhas. Mas nada impede usos mais sérios que um jogo de poker ou um SuperHiperWall. Aliás, adorei os "walls". O Graffiti merecia um, hehe..

Minhas músicas da Last.fm já pintam direto no Facebook. Posso gerenciar fotos e vídeos. Posso criar grupos pessoais e profissionais. Posso divulgar eventos e afin$. Resumindo: o Facebook pode matar os serviços "fechados" (como Orkut e equivalentes, mesmo os tupiniquins) e iniciar uma nova época do darwinismo digital. Ia ser uma boa. Porque é muito trampo administrar tanto site de relacionamento. Para um "carente" de contatos então, é uma relação "custo x benefício" que não se justifica...

Ops.. 20h30.. hora de pintar n'outro site de relacionamentos: no boteco da esquina. Pra ver Mengo x Bambi's...

3 responses to "Um (quase) Vício chamado Facebook"

  1. E dá-lhe Mengo!

    Anônimo

  2. Grande Paulo, por conta desse seu post revisitei minha conta no Facebook, resolvi dar uma investida lá... Vamos ver. Quanto ao Flickr, dá uma olhada aqui, é um plugin para a barra de busca do Firefox, que criei e postei no meu outro blog. []s!

    Anônimo

  3. Oi Eduardo, pois é...

    Dá-lhe Mengo! Sou Timão, mas fiquei muito feliz com a vitória de ontem. E morrendo de inveja daquela torcidona. Mas domingo é nossa vez... hehe.

    Pô Garrido,
    revisitou e não me adicionou na lista de contatos? hahaha... assim não vou pra frente... Brincadeirinha.

    Grato pela dica. Vou dar uma olhada.

    []'s e boa sexta!

    ps/merchan: eu não deveria ter falado 'boteco da esquina'. É do FEITOSA pô, um dos melhores petiscos do Sul das Geraes! E a Original mais gelada tb.

    Paulo Vasconcellos

Leave a Reply