Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net



Apesar do ceticismo e do capitalismo selvagem, o XO, o laptop da OLPC, está pronto. A linha de produção deve estar funcionando a todo vapor. As encomendas começam. Nos EUA, a partir de 11/nov, eles serão vendidos numa campanha bem legal: compre 1 e doe 1 para o "mundo em desenvolvimento". A mídia estadunidense, antes titubeante, agora "baba ovo". Seth Godin falou em comprar uns 5, para poder doar 5. Tudo bem?

Não! O XO não foi feito para os EUA. Ele mira, principalmente, a criançada das esquinas do terceiro mundo. Não posso falar pelos outros países, mas parece que Pindorama, só pra variar, tá marcando passo.

No site oficial do projeto tem uma área para cadastro de voluntários. Quando você aceita os termos (hiper-coerentes, diga-se de passagem), você ganha um 'pop-up' todo em inglês... Será que eles esperam administrar isso de forma centralizada? Impossível. Nosso Guia (sorry Gaspari, surrupiado de novo!) disse que fez uma encomenda pequena porque não estamos preparados para o brinquedinho. E o que estamos fazendo? Perto de nada...

Será um erro danado deixar tudo nas costas do Governo Federal. Por mais que nosso ministro da Educação seja um cara bem intencionado. Fundações e ONG's, como a Amigos da Escola, por exemplo, deveriam se envolver. Posso estar enganado, mas a impressão é que falta tudo na localização do projeto. Tem um ou outro projeto piloto, e só.

Não podemos perder o momento. O que falta? Precisam de voluntários para treinar os professores? Pôxa, falem com a comunidade de TI. Eu garanto que encontrarão milhares de profissionais capacitados e com tesão para participar deste belo projeto. Quem venderá o brinquedinho num esquema idêntico àquele que será lançado nos EUA agora em novembro? Garanto que existem centenas de empresas interessadas. Quem tá criando conteúdo novo para o brinquedinho? Caramba, vocês estão vendo todo o movimento em torno da TV Digital (Ginga). Será que não sobre ninguém para o XO? Duvido...

Torço para estar enganado, mas a sensação é de uma inexplicável letargia. Educação é para ontem! E o projeto OLPC é a melhor coisa que aconteceu para a educação de crianças nos últimos 100 anos! Estamos esperando o quê?

2 responses to "OLPC: Agora é a Nossa Vez"

  1. Mas doque adiante um OLPC se no Brasil falta o basico? Sequer existe professorer suficientes, existem laboratorios de informatica as centenas espalhado pelo Brasil(muitos fui eu que instalei) e que nunca foram ligados e estao apodrecendo em algum canto.
    Existe somente um pingo de softwares educacionais, tem projeto de software s que sao projetos feitos por algum alienado de laboratorio de informatica. Antes de pensar em dar OLPC, deveriam pensar em dar merenda(isso que leva boa parte das criancas pra escola) e uma alfabetizacao decente.

    Anônimo

  2. Pô The Flash! por isso publiquei meu "chororô".

    Mas, veja bem, acho que vc comete alguns equívocos. Merenda não é mais o grande problema que era até pouco tempo atrás. Acontece uma burrada ou outra (normalmente envolvendo licitações), mas já tem escola pública oferecendo até 3 refeições por dia.

    Outra coisa: o OLPC não tem nada a ver com "montar laboratórios". Os micros são para a criançada, que deveria poder levá-lo para casa. É outra experiência, totalmente diferente. E repleto de programas educacionais. O projeto não se ocupou apenas do hardware. É um novo conceito - completo!

    Mas a formação dos professores é uma preocupação válida. De novo, por isso reclamei. Quem vai treinar essa patota? Será uma iniciativa centralizada e jogada exclusivamente nas mãos dos governos? Se sim, falhará!

    Abraços

    Paulo Vasconcellos

Leave a Reply