Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Ontem 'gastei' meu tempo de novo detonando a fraquíssima revista 'Info Corporate' da Editora Abril. Não consigo segurar a raiva e o enjôo sempre que eles se metem em algum tema que tenho como 'xodó'. SOA (Services Oriented Architecture) foi a última vítima. Acredito até na boa vontade dos jornalistas escalados para as matérias. Mas o xilindró vive lotado de bons samaritanos. Gente: se propor a executar algo para o qual vc não está devidamente preparado é antiético!! Falam de 'Ética' o tempo todo e se esquecem do 'mandamento' n. 1! Mas vamos lá. Sejamos construtivos!



Temo que 70% dos CIOs e 99% dos CEOs não fazem a menor idéia do que realmente seja uma Arquitetura Orientada a Serviços. E quando publicações que deveriam explicar só complicam, iniciamos o nefasto ciclo vicioso representado pela seguinte equação: (desinformação+modismo(panacéia))**$$=de$ilusão.

Trata-se do mesmíssimo ciclo que vitimou ondas como OOD, CBD, CRM, WAP, EIS et outras STLs. Mas é bom atentar para o fato de que SOA é mais importante e abrangente que todas as outras juntas! Concordo com Jeff Schneider quando ele diz que SOA causará mais demissões de CIOs do que os ERPs. Uai?

"O principal objetivo de uma implementação SOA é prover Serviços que tenham significado concreto no nível do Negócio. Por causa deste mapeamento um-para-um entre entidades do Negócio e de Tecnologia, SOA oferece uma oportunidade única e inédita na história de TI de criar artefatos que tenham alto e duradouro valor tanto para o Negócio quanto para a organização de TI."*

"SOA é uma revisão completa da forma como sistemas são analisados, projetados, construídos, integrados e gerenciados. E não são apenas alguns sistemas - são todos os sistemas, inclusive pacotes como ERP."**

"SOA tira o foco de entidades muito específicas, orientadas a tecnologia, como tabelas em bancos de dados ou objetos Java, e o coloca em Serviços orientados ao Negócio."*

SOA não é nem uma tecnologia nem um novo padrão de tecnologia. É um CONCEITO. Neste post apresentei algumas definições legais.

Tudo bem: SOA ainda é uma novidade. E, como toda novidade em nossa área, será paparicada, exagerada e mal interpretada pra caramba. Meu temor é que ela atinja o ponto de ser execrada. Perderemos uma excepcional oportunidade de "dar uma geral" em nossas organizações de TI, em nossos padrões, métodos e sistemas. Será uma pena.

Mas não será um deslize (mais um!) da Info Corporate que enterrará SOA na mesma tumba onde jazem Reengenharia, CRM e o Sinca Chambord. Um bom ponto de partida (para todo mundo) é perceber que SOA já pode ser resposta para boa parte daquele backlog teimoso e asqueroso. Nosso "Senso de Urgência" pode ser calibrado para aceitar aquele "para ontem" sem lançar mão de "workarounds-overtime-everyweekend".

Falando sério: Se meu alerta não é o suficiente (pq seria cara-pálida neo-bobo?), tente este post do Schneider (" CIO's Aren't Taking SOA Serious"). Pelo menos serve de consolo, já que mostra que os CIOs do 1o mundo encontram-se na mesmíssima situação de seus pares tupiniquins. E tão perdidos (mal orientados) quanto.


==========

* Enterprise SOA (Krafzig, Banke, Slama) - Prentice Hall
** Service Oriented Enterprise (Jeff Schneider)

1 response to "SOA :: Fala Sério!"

  1. Concordo e sempre me surpreendo com o deslumbramento inicial + falta de qualidade analítica dos dirigentes de empresa (principalmente na área de TI). Vc já experimentou fazer uma lista de iniciativas que sobreviveram o teste do tempo por sua efetiva eficácia ? Vc constatará que quanto mais down to earth (ao invés de show pirotécnico) é a iniciativa mais duradora e geradora de “hard savings” ela se configura.

    Um dia eles aprendem

    Gilson Silva

    Anônimo

Leave a Reply