Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net



Há 8 anos, ainda com residência fixa em Vga, participei do Java World Tour que aconteceu no Renassence (Sampa). Estavam lá Sun, IBM, Netscape, Novell e uns 300 curiosos. O curioso aqui tinha então seu 1o contato com Java. Na época ele ainda era TUDO e não entregava NADA: linguagem, sistema operacional, plataforma, máquina de café... Se muito, Java já era uma linguagem muito legal para brincar com OO. Não mais que isso. Eis que, com 1 década de vida, Java é a mais robusta e melhor estruturada plataforma tecnológica para desenvolvimento de aplicações. Tem uma comunidade ativa e apaixonada. Só no Brasil são mais de 10k desenvolvedores, dezenas de grupos de discussão e duas publicações de ótima qualidade e alcance nacional. Java, nos seus mais diversos sabores (Bea Weblogic, IBM Websphere, Oracle iAS, JBoss, Jonas etc), suporta aplicações imensas e de missão crítica de clientes como Bradesco, Fedex, Visa ...

Um dos principais desafios da tecnologia Java hoje é se apresentar como a plataforma mais indicada para a construção dos Buses (e artefatos correlatos) de uma SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). Além de brigar com um concorrente de peso, o MS .NET, Java deve driblar também o discurso "agnóstico" dos SOA-puristas. O grande desafio de 2 anos atrás, a curva de aprendizado e produtividade do desenvolvedor, foi muito bem travada (tá quase vencida), principalmente por Eclipse e NetBeans.

Apesar das politicagens, derrapadas (kd o Jini?); Apesar da Sun e de nossas instituições de ensino, Java tem muito a comemorar. E, olhando a década que passou dá pra ter uma vaga idéia do que vem por aí. Será quente, aliás, como todo Café tem que ser.

==============

Como a foto ali de cima mostra, estão aproveitando o JavaOne para comemorar o aniversário. Os próximos posts destacarão as principais novidades apresentadas no mega-evento.

Uma do JavaOne: a IBM anunciou a renovação de se contrato de licenciamento do Java. Agora ele vale pelos próximos 10 anos.

0 responses to "10 Anos de Java"

Leave a Reply