Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Não é má vontade. Até que tento entender pq uma revista direcionada para um público especializado não tem uma Equipe Especializada. Tento e dou desconto pq o tal 'Público Especializado' parece adorar o que Vê (e, de vez em quando, Lê).



Detonei a matéria sobre 'Como Vender Projetos' há uns 2 meses. Um carinha (público especializado) falou que ia alertar a direção da revista. Falei pra ele que não ia adiantar. O bug é mais embaixo. Saca só uma pequena coletânea de pérolas da última edição:

"SOA. Essa palavrinha é recente e surpreende a rapidez com que se transformou na sigla da moda em TI. Traduzida de forma simples, a coisa faz muito sentido: arquitetura orientada a serviços. Soa bem. Claro, ninguém vai discutir a conveniência do enfoque em serviços para qualquer negócio que se relacione com essa área em grande expansão no mundo todo. E desse enfoque a TI não pode ficar de fora. Até aí, tudo bem, mas há um aspecto importante a ser considerado: a prestação de serviços é uma área produtiva fortemente dependente de pessoas."

Pronto. Parei... Gente, q será que o Gandour fumou? Se ele traduzisse "de forma complexa" então o q sairia? Se não entendeu nem o que é SERVIÇO em SOA, pq se meteu a escrever? Lamentável, pra dizer o mínimo.

========

SOA é a matéria de capa. Imagina... Logo na página de abertura (sempre muito bonita, cara e bem ilustrada) vc se depara com o seguinte:

..."Por mais irônico que possa parecer, uma nova tecnologia desponta como o elo que faltava entre os interesses do departamento de TI e os objetivos financeiros das empresas. Ela atende pelo nome de SOA, sigla em inglês para Service Oriented Architecture, ou arquitetura orientada a serviços. O termo não se refere a uma tecnologia, mas a uma filosofia (ou metodologia) de desenvolvimento que é uma evolução natural da tradicional arquitetura voltada a objetos".

Ou seja, SOA=SCD (Samba do Crioulo Doido)!! Só faltou explicar melhor os "interesses do depto de TI"...

O artigo é uma coletânea de citações e entrevistas curtas (aquilo que chamo "estilinho computerworld de ser"). Então vc tira algumas informações legais, como nas intervenções de Marcos Pupo, da Bea, Bruno Nowak, da MS e Gustavo Trivelli, da SAP. Mas é muito pouco para as 12 páginas consumidas pelo artigo. 12 páginas e não conseguiram explicar, afinal, o que é SOA... Sofrível, para dizer o mínimo.

=========

Mas eis que o "Dossiê" deste mês se propõe a nos ajudar - ops, a ajudar CIOs - a escolher entre .Net e Java. O 'duelo de banjos' do Gosling com o BillG (ilustração do NIK) foi bem sacado. Devo reconhecer que a autora, Ana Lúcia Moura Fé, até que tentou ser imparcial. Mas...

...de repente o J2SE (Java 2 Standard Edition) é "usado para escrever ou gravar aplicações de servidores ou de clientes". Aí o Marcos Pinedo, diretor de estratégia .Net da MS, diz que "no Brasil, estamos mais ou menos meio a meio no mercado corporativo". Para ele, "um dos principais fatores por trás desse crescimento é o fato de a tecnologia .Net ter sido feita para funcionar com uma arquitetura voltada a objetos, a SOA."

De novo? Se continuar assim SOA vai derrubar todo mundo... literalmente.

======

Como respeito o estômago de quem lê este blog, vou parar por aqui. Mas antes uma questão: Segundo a BullshitCorporate já temos 120k desenvolvedores .Net no Brasil!!! E 70k desenvolvedores Java!!! Se contarmos os Coboleiros, LAMPeiros, Delpheiros, Clippeiros e afins então somos quase 1 milhão de programadores!!! A seguir assim temos escala pra brigar com a Índia sim!! hehe... Papel aceita tudo mesmo...


0 responses to "BullShitInfo Corporate"

Leave a Reply