Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net



O Jobs não faz birra. Ele trabalha. E é ágil. Percebendo-se meio sacaneado pela IBM ele parece não ter pensado duas vezes: vai trocar o PowerPC por chips Intel. Na minha opinião, podemos testemunhar um "Exemplo de Erro Estratégico" do porte daqueles documentados em edição recente da EXAME.

Razões da Tolerância Zero do Jobs:

1. A IBM desrespeitou alguns Níveis de Serviço acordados com a Apple para fornecimento do PowerPC. Em momentos críticos, como no lançamento do Mac Mini, o estrago pode ser grande.

2. A IBM deu um 'drible da vaca' na dupla Wintel (vendendo a unidade de PCs para a Lenovo); aplicou um 'chapéu' na MS (licenciando um PowerPC parrudinho para esta); e fez um golaço tabelando com Toshiba e Sony para criar o novo chip Cell. Onde fica a Apple neste jogo? Tava na 'geral'. Pagou barato pra ver a IBM jogar. Acontece que a Sony é sua maior concorrente (tanto no mercado iPod quanto no mercado SOHO). Aliás, no provável mercado de 'Media Centers Caseiros', MS e Sony (lembrem-se, equipadas com chips PowerPC/Cell) podem fazer muito estrago na pequena (mas cobiçada) fatia da Apple.

Jobs detestou o novo desenho do mercado. Ficou sem um diferencial tecnológico que sempre notabilizou os equipamentos da Apple. Restaram-lhe Intel e AMD. Optou pela primeira. Pq acho que é uma jogada de altíssimo risco: pq a Intel anda patinando feio. O Itanium é uma bomba relógio e a AMD tem mostrado mais "Visão". Para se ter uma idéia, o Cell promete uma performance 10x superior ao Xeon mais parrudo. Não é pouca coisa.

Resta saber que linha de produtos Intel irá equipar os futuros Macs e co-irmãos. Se for qq variação das linhas atuais, a Apple corre o risco de 'chover no molhado' mercado de PCs. O MacOS rodará em qq PC? Então pq alguém pagaria o famoso 'overhead' Apple? Uai... mas aí quem deve ficar incomodado é o Mr Bill Gates, não?

Que salada saborosa! Com maçã, uva passa e cenoura, que faz bem pra vista.

0 responses to "Intel Inside"

Leave a Reply