Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Falei ontem sobre o debate 'thin client' X 'fat client' (Entre o Gordo e o Magro). Vou jogar um pouco mais de pimenta no caldo. Saca só:



Já que é para ter cliente 'gordo', que nos empaturremos direito!! O rabisco aí mostra um esquema d'um framework dos sonhos:

O IBM Workplace utiliza como alicerce o Eclipse. Duas características bem legais dele são a portabilidade (Win, Linux, OS X) e o mecanismo de atualização automática (que quase o coloca em igualdade com 'thin clients' puros, no quesito administração). Mas, graficamente falando, o Workplace oferece Swing e SWT. Ou seja, interfaces Win32-like (ou OSX-like ou qq variação Linux) tradicionais. Daí que o Flash (que apostei que no médio prazo - 2 anos no máximo - deve ser incorporado ao portfolio da IBM) pode significar considerável avanço. Já falei também que a MS trilha rumo semelhante com o Avalon, uma das três principais inovações do 'Berrante'.

Mas 'shock' mesmo aconteceria se o Workplace incorporasse também o 'Looking Glass', da Sun. Não conhece? Saca só:



Aí, se não for pedir demais, que tal revitalizar o 'ViaVoice' e embutir no Workplace excelentes recursos de reconhecimento de voz (VR)? Se VoIP vai fazer com que todas as nossas futuras estações de trabalho sejam também nossos telefones (ramais), o mesmíssimo recurso 'viva-voz' pode ser usado pra falar com a máquina também. Pq não?

O framework sugerido aí é bem "super size me", eu admito. Mas é tão exigente (em termos de hardware) quanto qq XisPé2 ou Berrante. Se é pra ter briga em torno de 'clientes ricos', que ela seja rica em inovações e de alto nível.


ps pra ms: Há vida além do 'arrastar-soltar'.


Atualização (16:41) :: A IBM parece estar projetando máquinas que podem ser bem gordas, porém muito, mas MUITO baratas. Mais aqui.

5 responses to "GUI bem Gorda"

  1. Bom o assunto do blog tá meio "pesado" pra mim, meio grego... mas acho que vc já comprou o scanner... falta regular o brilho e contraste da imagem um pouquinho... hehehe
    Gus

    Anônimo

  2. Scanner?? hehe... é uma foto tirada com meu celular!! Processo mais rápido do que tentar desenhar no micro... com Paint... blergh!

    Paulo Vasconcellos

  3. Cara! Concordo com o Gus, tá sinistro pacaraio esse assunto aí. Vê se dá uma manerada nos próximos, aí quem sabe eu possa dar um palpite.
    Grande abraço
    Luiz Otávio

    Anônimo

  4. Ficô sinistro bacarai LuizOt? hehe...

    Mas garanto que quando sair uma interface parecida vc nunca mais vai falar que XP é bom bacarai. No site do looking glass (que linkei ali em cima) dá pra vc ter uma noção do q a bagaça ali faz com as janelinhas.

    Mas, no final das contas, só tô falando da gente ter um jeito mais legal de lidar com o micro. Já tô de saco cheio de só teclar e clicar... gostaria de falar, escrever... sacô?

    Paulo Vasconcellos

  5. é, esse lance de interface 3d é muito show mesmo, se você usa linux e tem uma boa placa de video ja da pra brincar com desktop 3d né...Metisse.
    pra quem não conhece
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1845

    Rodrigo Gomes

    Anônimo

Leave a Reply