Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Webficação

22 maio 2009

Matando o tempo e matando uma curiosidade: acabei de fazer uma busca (Google, claro) por "Webficação"; 23 resultados. "Webfication" gera 150. Bão, anota aí: em pouco tempo o termo estará na boca d'um monte de gente. E multiplica por uns 10000 o número de resultados que o Google trará.

Aplicação? Ah... entrará no lugar de "digitalização" (sic), "automação" e afins, particularmente quando estivermos falando de empresas e seus processos.

Mas, claro, não duvido que uma turminha mais moleca use o termo para dizer que "ficou" com alguém via MSN... tem doido-nerd pra tudo hoje em dia.

Pedro (colega do Bino) Iniciando sessão de 36 horas de sexo tântrico! Mñam, mñam...
6:29 AM May 16th from Web


Pedro (colega do Bino) Esquece...
6:30 AM May 16th from Web


Ideia surrupiada da última Wired. Não entendeu nada? Esquece...



Essa juventude tem que parar de só ficar pendurada na internet. Tem que assistir mais rádio e televisão.


- Hélio Costa, nosso "antenado" Ministro das Comunicações



Calma gente, podia ser pior. Imagina só se ele fosse ministro do Serra: trabalhando a 4 mãos com o Senador Eduardo Azeredo, elaboraria uma lei fixando os horários e locais em que o acesso à grande rede seria liberado. Mas é melhor ficar quieto e não ficar dando ideias pra essa gente não...

Saca só:

  1. Empresas de telco são recordistas em reclamações no Procon e afins.
    Práticas comerciais draconianas e serviços de péssima qualidade são as razões de tanto chororô da freguesia.
  2. Todos os serviços prestados por elas, mais notadamente o provimento de acesso "banda larga", estão entre os mais caros do mundo.
  3. No entanto, numa lógica que só parece fazer sentido em Pindorama, nossa "banda larga" está entre as piores do mundo. Nos quesitos que mais interessam para a freguesia: largura de banda e estabilidade.
  4. Apesar do grande número de tupiniquins com acesso regular à rede e, principalmente, do número de serviços fundamentais que hoje dependem dela, não parece interessar às Telcos que a Internet seja considerada um serviço básico e fundamental como é, por exemplo, a comunicação por voz.
  5. Por isso elas são pegas de "calça curta" quando percebem que o tráfego de dados em suas redes 3G iguala ou supera o tráfego de voz (tá na Folha de hoje). E já antecipam - sempre chantagistas - o risco de um "apagão" em 2012. Não cravaram 2014 para não atrapalhar nossos planos para o Copa, ok?
  6. Estou falando das mesmas empresas que registraram juntas, em 2007, um lucro líquido (legal, segundo EXAME Melhores e Maiores) de US$ 3,5 bi. De novo: três bilhões e meio de doletas - uma em cima da outra. Quem precisa de apoio estatal (leia-se BNDES) para investimentos em infraestrutura?
  7. Só no Brasil: a recordista de reclamações fica com quase metade da grana acima, em 2º lugar.
Resumo da ópera: somos diariamente tratados como imbecis. E pagamos por isso!

graffiare #469

15 maio 2009

Right now almost every web application has an Apache server fronting a database box running MySQL or its closed source equivalent like Oracle, DB2, or SQL Server. The data bottleneck in all those applications is the SQL box, which is generally doing a very simple job in a very complex manner that made total sense for minicomputers in 1975 but doesn’t make as much sense today. Five years from now the situation will be very different with HBase running everywhere, the dedicated SQL box eliminated completely, and the database shared across redundant web servers like a micro-Google.

- Roberto "X" Cringely, em "The Sequel Dilemma"

Outra razão para que eu continue repetindo uma pequena provocação na primeira parte dos eventos FAN: "Os DBA's serão extintos". E ninguém sentirá falta deles.

Parece que passei a semana tentando tirar 2 anos de atraso. Twitter, ping.fm, atualizações cosméticas e estruturais no Graffiti, pequena revisão do finito... Sei lá se foi desculpa para não encarar o trampo mais sério que tenho no backlog. Mas o fato é que estou cansado... e agora gripado. Aliás, que baita gripe. Mas eu abri este post para falar d'outro defasado e seus freios: o mal amado e confuso John "Caê Veloso" Dvorak. 


Ok, tô muito atrasado no assunto. Foi na Info de abril que ele disse: "Virei fã do Ubuntu". Mas, atraso por atraso, estou mais de 2 anos na frente dele. De fato utilizando o bichinho (e seu co-irmão Kubuntu), e não apenas escrevendo sobre ele. Mas não foi a idolatria tardia do John "Barrichello" Dvorak que chamou minha atenção. Foi a aparente virada de casaca mesmo.

Em fevereiro de 2005 ele tentava ensinar Bill Gates a matar o Linux. Agora, depois de uns 30 meses tentando gostar do Vista, ele vem com esse papo de "grande fã" do Ubuntu? Haha... No mínimo é outra estratégia maravilhosa de John "Sun Tzu" Dvorak. Explico: em menos de 6 meses ele aparecerá triunfante na Info, falando que trocou o Ubuntu pelo Se7en. Crente que é influente, depois mandará a conta da migração em massa para o Ballmer. 

Mas é bobeira pegar tanto no pé do John "Agaciel" Dvorak. Ele tá na dele. O problema é de quem ainda o publica. Ô turma da Info, que tal colocar alguém com 20 e poucos anos aí, uma pessoa que esteja mais antenaao com o que tá acontecendo aqui fora? Alguém menos defasado e sem freios? Que tal?

Totvs Hocvs Pocvs

13 maio 2009

Nunca antes na história desse país uma empresa de software fez uma campanha publicitária tão ampla e cara. Titia Marília "Gabi" Gabriela tá em tudo quanto é canto - JN, Bom Dia Brasil, Veja... - tentando explicar para as massas o que é Totvs e porque eles resolveram colocar um V no lugar do U. Sinceramente, nunca antes na história desse país uma empresa gastou tão mal tamanha verba de publicidade...


Dá a impressão que a turma do "marquetingue" resolveu torrar uma grana para corrigir um problema que eles criaram: o nome do negócio. Complica mais ainda a mensagem aquele GC (gerador de caracteres) que fica girando atrás da Gabi, mostrando todas as empresas papadas pela "houdingue": Microsiga, RM, Datasul... Em 30" ou 30cm não dá pra Gabi explicar tudo, né?

Opa, ela explica sim, que Totvs quer dizer Tudo. E que a empresa "é igual, sendo sempre diferente". E, na hora de vender, a azeitona da empada-toda: você compra Totvs para...

... alavancar os processos de gestão de sua empresa.

E assim, fizemos do software guindaste. Hocvs Pocvs!! E melhor sorte na próxima...


Graffitwitter

12 maio 2009

Para compensar a drástica redução de publicação de bullshitagens genéricas por aqui, finalmente aderi ao Twitter:



Acho que nunca serei um "early adopter" de patavina nenhuma. Sempre fui um "retardado adopter", em tudo. Por exemplo, só descobri o Pearl Jam depois do "Vs"; o (K)Ubuntu depois de anos sofrendo com o Win; o King's X com 20 anos de atraso?!?

Só espero fazer um bom uso da ferramentinha.

Graffiti :: Ano V

11 maio 2009

Pois é, hoje o Graffiti está completando seu 5º ano de vida!


Sem gastar muito tempo, resolvi arrumar uma 'roupinha' mais bonitinha para ele. Aliás, por falar em tempo... O arquivo ali do lado mostra como minha produção despencou nos últimos anos. De 500+ posts em 2005 para pouco mais de 100 no ano passado. Creio que este será o ritmo daqui pra frente. Aliás, buscarei compensar com um pouco mais de qualidade a menor quantidade de escritos.

O chato de aniversário na segunda é que nem dá pra bebemorar...

Em 26/mar, igualmente atrasado, meio que lamentei aquele que parecia ser o fim da Sun: a aquisição pela IBM. O negócio, sabe-se lá porque, não saiu. O que deve ter gerado inúmeras licenças médicas no depto financeiro da Sun. Em tempos bicudos, ser papado parece ser a única alternativa para empresas encrencadas. Vide Chrysler e afins. Mas ser papado pela IBM? Era o fundo do poço?

Que nada. Eis que chega Larry "SuperSizeMe" Elisson e incorpora a Sun ao seu precioso e disforme portfólio. Sem medo de entregar as cerejas que o atraíram para o bolo Sun: Java e Solaris. MySQL e OpenOffice? O silêncio de Larry sobre esses produtos diz muita coisa. E apavora, com razão, a turma do universo do software livre. Só uma pessoa de nossa indústria tem ideias mais aterradoras que Larry. Mas essa pessoa tá muito longe do nicho em questão, vendo a caravana Google passar...

O lunático Dan Baigent, funcionário da Sun, começou a listar em seu blog as 10 razões que afundaram a Sun. Não teve a chance de terminar seu épico. Foi censurado!?! Alguma coisinha o maravilhoso cachê Google salvou. Coisinha das mais preciosas: a zona que a Sun aprontou com seu ativo mais valioso e promissor, Java. Leia o saboroso artigo. No mínimo pra ver como é o marketing quando elaborado por um bando de técnicos. Por 4 anos acompanhei com certa proximidade essa zona. Cada visita de um "product-qq-coisa" da Sun gerava confusão e gargalhadas. Não necessariamente nessa ordem.

Mas, e agora? Como a Oracle lidará com suas novas cerejinhas? Duas certezas: i) muita coisa vai mudar; e ii) a evolução da história merece acompanhamento. De perto!

.:.

Ainda queria entender as razões para a IBM sair do negócio. Se foi só vontade própria, a empresa merecerá uma brincadeirinha com seu nome: Inocente, Bobinha e Morosa.