Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Ok, todos já sabem, o FAN completou ontem 2 anos de vida. O que poucos sabem é que, em comemoração, ganhei um belíssimo presente de grego: alguns colegas me alertaram que o FAN está sendo "pirateado". Pois é, isso mesmo, eu fui pirateado!


Vejam aqui o meu programa original, publicado no finito. Agora, vejam que gracinha duas empresas fizeram:
Que coisa feia, hem queridas? Pior é que parecem empresas grandes. A Business Station fala em 15 anos de mercado. A Trainning tem 5 filiais, além da matriz em Sampa. E precisam copiar descaradamente o trabalho alheio?!?

E o problema não é só a cópia. A Business Station fala, em um press-release, que seu treinamento é baseado no BABoK 2.0. Então por que cargas d'água seu programa fala em "Modelagem de Negócios"? Será que eles sabem que o BABoK ignora sumariamente essa disciplina? Mais curioso é o título do tópico: "Entendendo o Negócio - Modelagem de Negócios". Plágio descarado, descuidado e mal executado. Mas ética não parece mesmo ser uma característica daquela empresa: ela estampa a logomarca do IIBA sem a devida autorização para tal.

A Trainning foi ainda mais longe na pirataria. Reparem que ela copia integralmente a estrutura do FAN original. E ainda diz que o treinamento é pré-req para a certificação CBAP?!? Caramba! Meu programa nunca teve tal intenção. E, saibam, ele não é pré-req para qualquer tipo de certificação, seja do IIBA ou outras. Engraçado é que é a primeira vez que vejo um "produto" pirata custar mais caro que o original! hehe...

De amigos e parceiros ouvi a mesma dica: tome providências legais! Aqui está o tal "telhado de vidro" do título. Não creio que advogados tenham uma resposta eficaz para esse tipo de desonestidade. E aqui no Graffiti eu vivo combatendo as atuais políticas de combate à pirataria. Eu seria incoerente demais se utilizasse tal saída. Então, prezadas Business Station e Trainning: fiquem tranquilas, vocês não serão processadas. Poderiam: vejam a licença utilizada no finito e em todo o material publicado do FAN. Diz ali que "alguns direitos são reservados". Vocês podem copiar a vontade. Mas não podem utilizar o material para ganhar din-din! Não sem minha autorização expressa.

Mas minha resposta é outra:
  1. Para a Business Station e Trainning:
    muitíssimo obrigado pela cópia e publicidade gratuita do programa. A gente sabe que só é copiado o que é bom, certo? Então, de certa forma, vocês me elogiam quando copiam meu programa.
  2. Aos interessados na Formação de Analistas de Negócios:
    Cuidado com as cópias e as falsas promessas de apoio ou obrigatoriedade para obtenção da certificação CBAP. O site do IIBA é um bom local para você obter informações oficiais sobre certificação e afins. Não posso facilitar pagamentos em 12 vezes, como alguns piratas. Mas se este é o seu problema, fale conosco. A gente sempre acha um jeito, certo?
  3. Aos interessados em oferecer o programa FAN em todo o Brasil:
    Olha só, os piratas me fizeram antecipar uma novidade: se você tem uma escola ou algo parecido, e tem interesse em oferecer o FAN para seus clientes, fale comigo! Nosso pacote envolve: i) Treinamento dos instrutores; ii) Material didático; iii) Livro (inédito!); iv) Apoio integral na divulgação e vendas!
    Mas, atenção, temos algumas exigências: a) Você deve estar estabelecido como empresa de treinamento; b) Ter no mínimo 2 anos de "praça"; c) Não se chamar "Business Station" ou "Trainning".
.:.


12 responses to "Piratas Testam meu Telhado de Vidro [atualizado]"

  1. Perfeito, se sobresaindo da maneira mais genial sobre estes casos. Grande Paulo, tem total apoio de seu leitor!

    Marcello Vinicius Ozzetti

  2. Muito Bom Paulo!!
    Uma resposta sincera e mito elegante.

    Abs.

    Aline Fróes

  3. "c) Não se chamar "Business Station" ou "Trainning""

    hahaha mto bom!

    Unknown

  4. É isso aí Paulo,
    putabraço
    Anderson

    Anderson Oliveira de Paula

  5. Perfeito! uma respota direta e ORIGINAL.
    Esperamos que "eles" não façam uma resposta pirata também né, iria ficar pior...
    Eduardo Dantas Correia

    Eduardo Dantas Correia

  6. tsc tsc... rapaz, releia sua licença! A by-sa permite uso comercial sim! O que eles deveriam fazer é manter a mesma licença e dar créditos para o autor original.

    Existem outras licenças Creative Commons que prevem o "nc" (non-comercial), mas essa daí não fala nada contra isso não.

    Aparentemente você ainda teria a opção de processar o povo, mas não pelo argumento que você usou.

    Henrique de Andrade

  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    Henrique de Andrade

  8. Cara, acho que você deveria contratar advogados sim. Sei que é caro, demorado, mas se nós abrirmos mão de nossos direitos por comodidade como ficaremos ? Vai atrás dos caras. Manda email, manda um advogado ligar pra eles. Essa história de "só copia porque é bom" já deu, né ? O que tem é que arrancar o couro dos piratas e fazer tapete com eles ;-))

    Skip

  9. Olá,

    Henrique, muito obrigado pelo alerta. Eu estava aplicando uma licença diferente no blog e no material do treinamento. Na realidade todo o material do treinamento está licenciado como by-sa-NC, como as apostilas e outros materiais comprovam. Mas corrigi o link acima e do blog, ok? De novo, muito obrigado.

    Skip,

    Só apelarei para outros meios se os caras ou outros abusarem de minha paciência. Mas, por enquanto, ficarei só nisso mesmo: mostrar "atos secretos" e pouco éticos de algumas empresas.

    Aline, Marcello, Gerson, Anderson e Eduardo, muito obrigado pela força e pelos comentários!

    Abraços,

    Paulo

    Paulo Vasconcellos

  10. Valeu, se saiu muito bem.
    Deixa essas empresas com a gente.
    O pessoal que não tem competência, se acabam sozinhos...

    Abraços Paulo

    Robson

  11. Olá Paulo!
    Tudo bem?

    Infelizmente eu conheço a fama da Training, pois um colega de trabalho daqui de Brasília, foi prejudicado ao contratar os serviços da mesma em um treinamento de Java que foi copiado "integralmente" da Caelum (inclusive a apostila!). A qualidade do treinamento foi a pior possível, tal qual o ambiente de treinamento.

    É uma empresa de má qualidade mesmo.

    Christopher Moura

  12. Oi Christopher, tudo bem e contigo?

    Pois é, eu não conhecia a fama da Trainning. É triste. Mas empresas assim costumam ter vida breve.

    Obrigado pelo comentário.

    Abraços!

    Paulo Vasconcellos

Leave a Reply