Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Sempre andei de táxi - nunca dirigi. Deslocamentos em Sampa e outros lugares (exceto Vga)? Via metrozão (onde existe) e táxi. Já tem um tempinho que reparei num padrão mas resolvi testar antes de entregar aqui.

Lego taxi (Flickr user impala74 (cc: by-nc-sa))

É o seguinte: as empresas, particularmente as grandes, não têm noção de quanto conhecimento sobre elas anda de táxi. Sim, nas cabeças, falas e fofocas dos taxistas. Sou um falastrão e informalmente treinado em puxar e esticar papos (que interessam). E os taxistas adoram desfilar seus conhecimentos sobre aquela empresa que normalmente é vizinha ou cliente cativa do "ponto". Muita gente se assustaria com a quantidade e a qualidade da informação que os taxistas dominam.

É tudo muito estranho. Sempre tenho que assinar um NDA (acordo de confidencialidade) quando começo a atender um cliente. Da última vez perguntei ao simpático motorista se ele não estaria "quebrando" um NDA. "Hã? Quebrando o que, senhor? Olha, o carro acabou de sair da revisão...". Hahaha..

No beabá da KM (Gestão de Conhecimentos), tem uma classificação do tipo:
  • A Gente sabe que Sabe
  • A Gente sabe que Não Sabe
  • A Gente não sabe que Sabe
  • A Gente não sabe que Não Sabe
Pelo andar da carruagem (c/ taxímetro), vamos ter que inventar uma 5ª categoria: O que o taxista sabe! E como sabe. Não raro eles levam o CEO para o aeroporto, ou para casa. CEO mesmo - o chefão dos chefões! E muitos não ligam em compartilhar com os motoristas suas agruras e preocupações. Até estratégias!

Resta torcer para que minha "dedurada" aqui não gere movimentos de censura a um dos mecanismos de KM mais eficazes que já vi. Quase tão útil quanto as maquininhas de café.

0 responses to "KM Vai de Táxi"

Leave a Reply